Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


22 de Maio de 2019

Top 7 passeios na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Rota na Barra da Tijuca inclui hospedagem no cinco estrelas Grand Hyatt, paisagens paradisíacas e atrações sensacionais que provam que o Rio vai muito além de Copacabana.

Longe das atrações cariocas mais óbvias, a Barra da Tijuca surpreende e atesta que o Rio de Janeiro vai muito além da agitada Zona Sul. A região reserva lagoas exuberantes, praias selvagens de águas cristalinas, um complexo cultural monumental, museus e ótimas opções gastronômicas. Além disso, o bairro possui a maior quantidade de shopping centers e a orla mais extensa da cidade, a Praia da Barra, com seus 15 km de extensão. Com tantos superlativos, o destino – cujo turismo recebeu vultosos investimentos por conta das Olimpíadas – abriga também o resort urbano Grand Hyatt, um dos melhores cinco estrelas do Rio. Vamos conhecer então as melhores atrações da Barra da Tijuca?

+Conheça o melhor resort urbano do Rio: Grand Hyatt Rio

Vista do Recreio dos Bandeirantes, Pedra do Pontal e Barra da Tijuca.

1.Cidade das Artes

Localizada no coração da Barra da Tijuca, no cruzamento da Av. das Américas com a Av. Ayrton Senna, a Cidade das Artes é um complexo cultural monumental. O impressionante edifício – cuja assinatura é do arquiteto francês Christian Portzamparc – foi construído numa estrutura a 10 metros do solo, o que confere belas vistas panorâmicas para as montanhas e o mar. Dentro, muitos espaços dedicados às artes, como teatros, salas de música, área de exposições e um café. Veja aqui os destaques da programação: cidadedasartes.rio 

2.Sítio Burle Marx

Ainda inexplorada pelos turistas, o antigo sítio do paisagista está situado a oeste da Barra da Tijuca, em Barra de Guaratiba. A imensa propriedade – que serviu de laboratório para os experimentos de Burle Marx – abriga muitas espécies nativas e exóticas que o paisagista organizou e cultivou durante toda sua vida. São 3.500 espécies de plantas tropicais de diversas partes do mundo. Além disso, há mais de 3 mil obras do seu acervo museológico. Roberto Burle Marx (1909-1994), foi responsável, dentre tantas obras, pelo desenho do calçadão de Copacabana. Quem não lembra? O espaço é aberto à visitação pública de terça a sábado. Há também visitas guiadas. Para saber mais acesse o site: iphan

Visitando a expressiva coleção botânica do Sítio Burle Marx.

Igreja do Sítio Burle Marx (Foto: Tadeu Brunelli)

3.Lagoa de Marapendi

O pôr-do-sol sobre as montanhas e a Lagoa de Marapendi é certamente um dos grandes espetáculos da natureza na Barra da Tijuca. Os passeios partem da estação das Eco Balsas, ao lado do cinco estrelas Grand Hyatt Rio. A volta pela exuberante Lagoa de Marapendi dura cerca de 1 hora. Durante o passeio, é possível observar bandos de aves, como, por exemplo, biguás e garças.

Pôr-do-sol sobre a Lagoa de Marapendi.

Passeio com a Eco Balsas na Lagoa de Marapendi

4.Campo Olímpico de Golfe

O passeio de balsa pela Lagoa de Marapendi conduz a uma das entradas do Campo Olímpico de Golfe, um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos de 2016. O campo de 1 milhão de metros quadrados foi projetado pelo arquiteto americano Gil Hanse, sendo o único da América Latina de nível internacional. A estrutura completa ainda conta aulas de golfe, salões para eventos e restaurante. Site: rioogc.com.br 

Entrada do Campo Olímpico de Golfe.

Certamente um dos legados dos Jogos Olímpicos. 

5.Praia da Barra

Muito mais sossegada do que as praias da Zona Sul, a Praia da Barra encanta pela cor da água e também pela extensa faixa de areia branca, que vai da praia do Pepê até a divisa com o Recreio dos Bandeirantes. Para se sentir como um carioca, aposte nas atividades da orla, como, por exemplo, caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Ainda na Av. Lúcio Costa, outra boa pedida é parar num dos diversos quiosques da paradisíaca Praia Reserva, a poucos metros do Grand Hyatt Rio.

Vista para a Praia da Barra a partir da varanda do nosso quarto no Gran Hyatt Rio.

Calçadão da Praia da Barra com 15 km de extensão (Foto: Foto: Tadeu Brunelli).

6.Museu Casa do Pontal

Para quem gosta de arte popular, a Casa do Pontal é certamente um grande achado. O refúgio localizado no Recreio dos Bandeirantes abriga extensa coleção garimpada durante 40 anos de pesquisas e viagens pelo Brasil do designer francês Jacques Van de Beuque. A exposição permanente conta com 5 mil obras de 200 artistas, dentre elas, por exemplo, máscaras e bonecos de mamulengo. Combine com a visita ao Sítio Burle Marx!

Museu Casa do Pontal, arte popular brasileira (Foto: Casa do Pontal).

7.Prainha e Praia de Grumari   

A Avenida Estado da Guanabara conduz os viajantes a dois refúgios naturais do Rio próximos a Barra da Tijuca. Pequena e localizada numa área de preservação ambiental, a Prainha é uma das preferidas dos cariocas e seduz pela exuberante Mata Atlântica e morros escarpados. Aproveite também para conhecer a Praia de Grumari, que conjuntamente com a Prainha estão entre as preferidas dos amantes da natureza e surfistas.

Prainha (Foto: Tadeu Brunelli)

Portanto, a Barra da Tijuca une cultura, arte, gastronomia e paisagens deslumbrantes. Certamente, uma outra face do Rio que merece sua visita.

*Fotos e texto por Veron Campos




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress Desenvolvido por

Siga o instagram ×
Visitar @viagemsembagagem