Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


30 de Março de 2018

O TREM PARA MONTENVERS E A DESCIDA PARA O MAR DE GELO, EM CHAMONIX – FRANÇA

No vale do Mont-Blanc, o trem para o topo de Montevers é um dos passeios obrigatórios em Chamonix. O programa inclui a descida para o incrível glaciar Mer de Glace (Mar de Gelo).

As paisagens épicas de charmosas ruas emolduradas por montanhas altíssimas fizeram de Chamonix um dos destinos de inverno mais populares do planeta. Por qualquer lugar que você ande no vilarejo alpino de apenas 9.399 habitantes, verá o Mont Blanc, o pico mais alto da Europa Ocidental (4.809 metros) e exuberantes florestas, nas partes mais baixas da encostas montanhosas. O cenário encantador é um convite para conhecer Montenvers e o Mer de Glace, um dos passeios indispensáveis para quem visita o vale de Chamonix .

Da estação de Montenvers a 1.913 metros de altitude, gôndolas descem a caminho do Mar de Gelo.

A ferrovia de Montenvers

Apenas cinco minutos de caminhada separam o centrinho de Chamonix da estação ferroviária de Montenvers. Inaugurada em 1909, a pequena estação liga a charmosa ferrovia de trilhos dentados ao refúgio de Montenvers, situado a 1.913 metros de altura. No íngreme percurso de 5,1 km, o trenzinho vermelho sobe a montanha ziguezagueando a floresta, proporcionando vistas espetaculares das montanhas que circundam o vale de Chamonix.

A estação de Montenvers (1.913 m)

A estação de Montevers, com fachada coberta por pedras, é um verdadeiro refúgio nas montanhas. Além dos pontos de observação e enormes terraços panorâmicos, abriga o Glacier Bar e o restaurante Refuge du Montenvers. Um pequeno túnel por dentro da montanha conduz os visitantes à Galeria dos Cristais, onde é possível ver uma pequena amostra de pedras raras encontradas no subsolo da região.

Já a 1.913 m de altitude, a estação de Montevers é um refúgio nas montanhas

O Mar de Gelo (Mer de Glace)

O passeio pela Grotte de Glace (caverna de gelo) leva os visitantes até o coração da geleira. Para chegar até lá, pegamos a gôndola teleférica, de onde descemos penhasco abaixo até o nível em que a geleira se encontrava no ano de 1946. Em seguida, descemos a longa escadaria de ferro de 420 degraus até a caverna de gelo. No percurso é possível ver que o maior glaciar da França está derretendo, como mostram os níveis fixados nas rochas.

A Gruta de Gelo (Grotte de Glace)

Um espetáculo da natureza com o prazo contado. É assim que defino o Mar de Gelo (Mer de Glace), o maior glaciar da região do Mont Blanc, constantemente reesculpido, devido ao degelo que se iniciou em 1983. Embora o percurso de volta seja cansativo, haja vista o enorme lance de degraus até a gôndola, chegar no coração do glaciar é sentir a força e ao mesmo tempo toda a fragilidade da exuberante natureza do vale de Chamonix.

Organize aqui sua visita ao Montenvers – Mer de Glace

Os ingressos custam a partir de 31,50 Euros (adultos), incluindo o percurso de trem, a gôndola panorâmica e a entrada na Gruta do Gelo. Há passe para famílias por 97,70 Euros (2 adultos + 2 crianças e 3ª, 4ª e 5ª da mesma família são grátis). A entrada é grátis para crianças menores de 5 anos.

Como há muitas trilhas e caminhos de pedras em Montenvers, recomendamos o uso de calçados confortáveis e resistentes, roupas de preferência esportivas, casacos, protetor solar, óculos escuros e a indispensável hidratação.

Para o percurso completo da viagem de trem, mais a gôndola panorâmica e a descida da imensa escadaria até o Mar de Gelo, considere no mínimo de 3 a 4 horas.

Os horários e as frequências do passeio para Montenvers e o Mar de Gelo podem variar de acordo com o clima a as estações do ano, por isso consulte antes o site oficial.

+Auiguille du Midi: aventura no topo dos Alpes em Chamonix

+RockyPop Hotel, em Chamonix-Mont-Blanc

Onde se hospedar em Chamonix-Mont-Blanc

No vale de Chamonix-Mont-Blanc, ficamos hospedados no novíssimo RockyPop Hotel. Um hotel design, localizado em Les Houches e distante apenas 5 km do centrinho de Chamonix. São 148 quartos distribuídos num edifício em estilo chalé alpino, fachada com letreiro de cinema e interior contemporâneo. 

Sobre o transporte público gratuito em Chamonix-Mont-Blanc 

Carte d’Hôte Pass  é um cartão que todos os visitantes recebem ao se hospedar num hotel do vale de  Chamonix-Mont-Blanc. Com ele, todo o transporte público na região formada por Servoz, Les Houches, Chamonix, Argentière e Vallorcine será gratuito durante o período da estadia. Não esqueça de pedi-lo no ato do check-in. Além do transporte público, o cartão oferece acesso a esportes públicos e algumas atrações artísticas.

Sobre a viagem a Chamonix-Mont-Blanc

Viagem Sem Bagagem viajou a convite do escritório oficial do turismo do vale de Chamonix-Mont-Blanc. Do Brasil, viajamos até Frankfurt, com a Condor Airlines, e conexão para Genebra com a Lufthansa. 

Site do órgão oficial do destino: www.chamonix.com




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress Desenvolvido por

Siga o instagram ×
Visitar @viagemsembagagem