Monte Titlis, Suíça: aventuras a 3 mil metros no primeiro teleférico rotatório do mundo

Por Veron Campos - 05/02/2018

Acessível a partir do vilarejo de Engelberg, o Monte Titlis é um das maravilhas alpinas da Suíça Central. O teleférico Rotair e a Cliff Walk, passarela suspensa a 3.041m, são pura adrenalina.

A 3.020 metros acima do nível do mar, a estação do Monte Titlis é um dos grandes atrativos para quem visita a região central da Suíça. Facilmente acessível a partir da cidade de Lucerna, cuja distância é de apenas 45 minutos de trem, a montanha está majestosamente fincada no popular vilarejo de Engelberg (ou em português cidade dos anjos), no Cantão de Obwalden. Repleta de atrações e com neve o ano inteiro, o destino montanhoso – com vistas panorâmicas magníficas dos Alpes Suíços – abriga o resort alpino Berghotel Trübsee e atrações espetaculares, como o Rotair, primeiro teleférico rotatório do mundo, e a Cliff Walk, a ousada passarela suspensa a 3.041 metros de altitude. De teleférico em teleférico, a idílica paisagem – com seus vales verdejantes, precipícios, fendas profundas e picos rochosos cobertos por neve – deu a tônica durante nossa visita a maravilhosa região de Engelberg. Abaixo, meu relato sobre as principais atrações no Monte Titlis.

O Titlis Rotair, primeiro bondinho giratório do mundo, leva os turistas a 3.020 metros acima do nível do mar em Engelberg, Suíça

O BONDINHO ROTATÓRIO – TITLIS ROTAIR

Toda estrutura montada pelos suíços no topo de montanhas rochosas de escarpas íngremes impressiona. O Rotair, o inovador bondinho circular construído por eles, foi o primeiro teleférico rotário do planeta. Leva os visitantes da estação Stand para 3.020 metros acima do nível do mar. A bela engenhoca esférica, cuja base é vermelha e tem a cruz símbolo da Suíça, se destaca na imensidão branca dos picos cobertos por neve. A gôndola, que parece flutuar, gira suavemente 360 graus sobre seu eixo durante o percurso de apenas cinco minutos, deixando-nos embasbacados com as vistas panorâmicas de tirar o fôlego dos Alpes.

A PASSARELA SUSPENSA – CLIFF WALK

A arrojada estrutura a mais de 3.000 metros de altitude é um dos grandes destaques do complexo de lazer do Monte Titlis. Construída em 2012, ainda detém o título de a mais alta ponte suspensa da Europa. A ponte – que liga dois penhascos sob um abismo de 500 metros – se estende até a estação do teleférico Ice Flyer. Tem apenas 1 metro de largura e um pouco mais de 100 metros de comprimento. No segundo dia da nossa visita, as condições climáticas estavam perfeitas, proporcionando vistas panorâmicas deslumbrantes.

O TELEFÉRICO ICE FLYER

O teleférico Ice Flyer está bem ao lado da Cliff Walk. Como num verdadeiro parque de diversões, a gôndola aberta de seis passageiros sobrevoa de forma segura e suave sobre a imensidão de gelo e neve. Durante os meses de verão, o teleférico Ice Flyer leva você da estação do cume da montanha até o Glacier Park. No inverno, o teleférico te leva do topo até as pistas de esqui.

A GRUTA DO GELO – GLACIER CAVE

Com um percurso de 150 metros, descendo vinte metros por baixo da superfície da geleira de mais de 5 mil anos de idade, a gruta do gelo pede roupas quentes para suportar suas baixíssimas temperaturas. Dentro do túnel de gelo, o piso é escorregadio e a temperatura permanece sempre gelada a – 1,5°C.

ONDE COMER EM TITLIS – RESTAURANTES 

O complexo alpino de Titlis a 3.020 metros de altitude abriga o Restaurante Panorâmico Titlis, Restaurante Panorâmico Self-Service, Sorveteria Mövenpick e o Titlis Snack Bar & Petisqueria. No Restaurante Panorâmico Titlis, cujo menu oferece algumas especialidades tipicamente suíças, fizemos uma pausa para o almoço. Os pratos principais incluem – além das especialidades regionais – pizzas, massas e grelhados com legumes da estação e batatas fritas (a partir de 28,00 Francos-Suíços).

LOJAS & SOUVENIRS EM TITLIS

O complexo do Monte Titlis também é um paraíso para as compras, abrigando loja de souveniers, loja de exclusivos relógios suíços (Swiss Lion Shop), loja de chocolates e um estúdio fotográfico, onde você pode tirar fotos vestindo autêntico trajes típicos suíços.

+ Veja onde se hospedar em Engelberg-Titlis: Berghotel Trübsee

+ O vilarejo de Engelberg aos pés do Monte Titlis

+ O que fazer em Lucerna – Suíça

+ Onde se hospedar em Lucerna: hotel boutique Anker

 

Distâncias até Engelberg-Titlis

De Zurique: do aeroporto de Zurique pegue o trem em direção a Lucerna. Em Lucerna troque para o trem Zentralbahn (plataforma 13), direção a Engelberg. Tempo total da viagem partindo estação central de trem de Zurique: 1 h 49 minutos.

De Lucerna: pegue o trem Zentralbahn (plataforma 13). Tempo total da viagem a partir de Lucerna leva aproximadamente 45 minutos. Da estação de trem de Engelberg o percurso até a estação de Titlis dura apenas 10 minutos a pé. No entanto, você pode pegar o ônibus gratuitamente (intervalo a cada 30 minutos).

De carro: siga pela estrada A2 e pegue a saída de ‘Stans Süd’ antes de continuar pela estrada principal para Engelberg. Você pode deixar seu carro no estacionamento na estação de Titlis. O preço do  estacionamento é  de 5 Francos-Suíços por dia.

Preços

O ingresso para subir o Monte Titlis custas: 66,00 (individual); 92,00 (retorno), em Francos-Suíços. Você pode comprar todos os seus tickets nas bilheterias da estação Titlis. Também é possível comprar seus ingressos com preço padrão nas máquinas de ingresso que ficam localizadas na entrada da estação ou online. A bilheteria está aberta de segunda a domingo das 08 h às 17 h.

*50% de desconto com o Swiss Travel Pass

Passe para esquiar – Ski Pass (1 dia): 65,00 Francos-Suíços

Aberto o ano inteiro das 8:30 h às 17 h

Subindo o Monte Titlis

A primeira etapa da viagem é feita no teleférico Titlis Xpress. Com capacidade de 8 lugares, as modernas gôndolas levam os visitantes do vilarejo de Engelberg para a estação “Stand”. Você pode embarcar ou sair na estação intermediária de Trübsee, onde fica o Berghotel Trübsee (veja aqui o post). A próxima etapa ocorre no bondinho giratório Titlis Rotair, que irá levá-lo até o percurso final, da subida da estação Stand para o  cume da montanha, numa altitude de  3.020 metros. A viagem completa de Engelberg para a o topo do Monte Titlis leva cerca de 30 minutos.

Sobre a viagem a Engelberg-Titlis
O jornalista viajou a Lucerna e a Engelberg-Titlis a convite do Luzern Tourismus AG, o órgão de turismo oficial do destino, com o apoio do Hotel Anker e do Hotel Trübsee. Do Brasil, o autor viajou até Frankfurt, com a Condor Airlines, e conexão para Genebra com a Lufthansa. 
Site oficial do destino: www.titlis.ch

Posts relacionados

Suíça Central se prepara para receber visitantes

Clima de Natal invade Lucerna na Suíça

Lucerna e Grand Hotel National promovem jantar em São Paulo

Comente pelo Facebook