Hotel Restaurant Anker: hotel boutique no coração de Lucerna, Suíça

Por Veron Campos - 18/01/2018

Conheça nossa hospedagem no descolado Hotel Restaurant Anker, magnífico hotel boutique situado num edifício histórico no centro de Lucerna.

Com localização maravilhosa no centro da cidade na avenida Pilatusstrasse e a cinco minutos (a pé) da estação central de trem (Bahnhof Luzern) e da margem do Lago Lucern, o hotel boutique Anker foi nossa opção de hospedagem em Lucerna, antes de partirmos para as montanhas de Engelberg-Tilis. Fincado bem no encontro de quatro avenidas, o hotel é perfeito para explorar a pé (e sem pressa) os principais pontos turísticos de Lucerna, como a icônica Ponte da Capela (Kapellbrücke), a Igreja dos Jesuítas, o Museu Natural e o Museu de Richard Wagner. Outra imperdível atração turística – o centro de artes e eventos KKL Lucern – com museus, cafés e salas de concerto está pertíssimo (700 metros), ao final da mesma avenida do hotel, a Pilatusstrasse.

O impactante Hotel Anker. Exterior com fachada histórica preservada; interior com atmosfera descolada, “friendly”, muito design, detalhes coloridos e imenso lustre futurístico que parece despencar sobre a recepção.

Já na entrada, chamou nossa atenção a imponente fachada do edifício em estilo neoclássico com telhado inclinado e topo com cúpula arredondada. A monumental construção, situada na Pilatusplatz, abriga o Hotel Restaurant Anker desde 1914, quando funcionou como ponto de encontro do efervescente movimento trabalhista suíço, que lutava para encontrar um lugar “ao sol” na sociedade e não tinha meios de frequentar os estabelecimentos da classes mais abastadas.

Após dois anos de reforma, o histórico edifício reabriu em dezembro de 2016, abrigando (hoje) um dos hotéis boutique mais descolados de Lucerna, Suíça.

No verão de 2014, exatamente um século após sua abertura, o hotel fechou para um profunda reconstrução, reabrindo dois anos depois (em dezembro de 2016) completamente renovado, cheio de estilo, ambientes com profusão de cores e ousado projeto assinado pelo renomado design de interiores Martin Polzer, da quase vizinha cidade de Zurique.

Após tour “homérico” pelas principais atrações de Lucerna com nossa guia Yvonne Bieder, tivemos “check-in” rápido, descomplicado e muito cortês na recepção do Hotel Anker.

O décor do hotel é lindo, criativo, ousado e visualmente impactante. O lobby da entrada e a recepção possuem pé-direito altíssimo e teto aparente em estilo industrial (tubulações expostas). O restaurante e o bar, bem ao lado, são aconchegantes e confortabilíssimos (sim, são frequentados diariamente pelos locais), seguindo a mesma concepção visual, com luminárias expressivas e móveis em cores dramáticas.

A criatividade prossegue no hall da recepção, que conduz os hóspedes aos elevadores e a imensa escadaria. O conceito reflete luxo e sofisticação, com objetos de design, explorando cada ambiente de uma forma descontraída. Na escadaria, em formato caracol, luminárias e muitos fios vermelhos; na parede, um painel com fotos dos hóspedes, que você pode levar como recordação, tiradas numa divertida máquina (no hall após o elevador).

O meu aconchegante quarto (502), situado no quinto andar, possuía paredes inclinadas, móveis de design, almofadas coloridas e vista panorâmica para a montanha mais famosa de Lucerna, o Monte Pilatus (2000 metros de altura). Apesar do tamanho ser relativamente compacto, o design interior traz uma acomodação prática e funcional.

O banheiro, cujo tamanho é relativamente pequeno, possui um belo piso colorido que lembra uma colmeia de abelhas, espelho de aumento, toalhas, aromatizador de ambiente e amenities do próprio hotel, comumente encontradas em outros hotéis da mesma categoria na Suíça. A pequena janela, ao lado da bancada, abria-se com vista para a Pilatusplatz.

Banheiro com piso colorido, cujo formato lembra uma colmeia de abelhas
O kit de amenities é do próprio hotel, comumente encontrado em outros hotéis da mesma categoria na Suíça

O café-da-manhã (incluído na diária) é servido das 6:30 h às 10 h no Restaurante Anker – Grill Bar & Lounge. Segue o alto padrão da hotelaria suíça, contando com farto buffet, produtos de alta qualidade, comida saudável e impecável seleção de queijos suíços.

Sobre o Lucerne Mobility Ticket

Desde primeiro de janeiro de 2017, todos os visitantes que se hospedam em qualquer hotel da cidade de Lucerna recebem o passe chamado de “Lucerne Mobility Ticket”, que dá direito a transporte público gratuito de ônibus e trem (2ª classe). O ticket deve ser pedido durante o check-in no hotel e é válido do dia da chegada até o dia da partida.

Distâncias até Lucerna
De Zurique até Lucerna: 50 min. de trem / 55 km – SBB
De Basel até Lucerna: 1 hora de trem / 95 km – SBB
De Lugano até Lucerna: 2 h 30 min. de trem / 170 km – SBB
De Genebra até Lucerna: 2 h 50 min. de trem / 265 km – SBB
De Milão até Lucerna: 3 h 30 min. de trem / 235 km

Hotel Restaurant Anker

Pilatusstrasse 36
CH-6003 – Lucerna – Suíça
Fone: +41 41 220 88 00

Hotel Restaurant Anker, Pilatusstrasse, Lucerna, Suíça

Sobre a viagem a Lucerna
O jornalista viajou a Lucerna e a Engelberg-Titlis a convite do Luzern Tourismus AG, o órgão de turismo oficial do destino, com o apoio do Hotel Anker e do Hotel Trübsee. Do Brasil, o autor viajou até Frankfurt, com a Condor Airlines, e conexão para Genebra com a Lufthansa. 
Site oficial do destino: www.luzern.com
+ O que fazer em Lucerna
+ O que fazer no Monte Titlis 
+ Nossa hospedagem no Hotel Trübsee – Titlis
+ Engelberg, o ponto de partida para o Monte Titlis – Suíça 

Posts relacionados

Clima de Natal invade Lucerna na Suíça

Inspire-se: 10 motivos para conhecer Genebra, Suíça

Lucerna e Grand Hotel National promovem jantar em São Paulo

Comente pelo Facebook