Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


03 de novembro de 2017

O QUE FAZER EM VEVEY – RIVIERA SUÍÇA: DO EMOCIONANTE MUSEU DE CHARLIE CHAPLIN AOS DESLUMBRANTES VINHEDOS DE LAVAUX

Conheça nosso roteiro de dois dias pela encantadora cidade de Vevey, uma das pérolas da Riviera Suíça.

A sossegada Vevey é mais uma das cidades suíças com cenário idílico, tal qual nos contos de fada. Com natureza exuberante, é um dos destinos mais atrativos da charmosa Riviera Montreux. Circundada por montanhas e à beira do Lago Léman ou Lago de Genebra – cujas águas cristalinas são repletas de bandos de cisnes brancos – é um convite a contemplação e ao turismo relaxante. Além da atmosfera inspiradora, é a sede mundial da gigante Nestlé e já foi a casa de moradores ilustres, como Charles Chaplin, cujo incrível museu em Corsier-sur-Vevey é uma emocionante viagem pela sua vida e obra. Abaixo listamos as atrações mais “top” que visitamos durante nossa viagem pela elegante Riviera Suíça.

Vevey na Riviera Montreux. Mais mais uma das cidades suíças com cenário idílico

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE VEVEY – LOCALIZAÇÃO

Vevey está localizada no Cantão de Vaud (Suíça), no coração da Europa, na margem nordeste do Lago Léman. Sua população é de aproximadamente 20 mil habitantes, sendo a língua oficial o francês, mas o inglês e o alemão são também bastante falados pela maioria dos habitantes. Está situada a uma hora de trem do aeroporto de Genebra e a apenas 10 minutos de trem da cidade de Montreux. Graças ao microclima da região e a paisagem magnífica, vem atraindo há muito tempo visitantes do mundo inteiro. Possui um excelente sistema de transporte público, sendo as principais atrações turísticas facilmente acessíveis por ônibus, trens, funiculares ou barcos.

Vevey, Suíça

UM POUCO DA HISTÓRIA DE VEVEY

Vevey foi governada durante a Idade Média por uma sucessão de bispos e senhores feudais. Em 1803, o Cantão de Vaud, ao qual pertence, juntou-se à Confederação Suíça. Então veio a “idade de ouro da Riviera”, com a chegada do turismo e o Grand Tour – um rito de passagem educacional realizado por jovens ingleses aristocratas que estimulou e mudou profundamente a região. Vevey começou a se desenvolver  no século XVIII, graças a sua dinâmica indústria, atingindo seu primeiro apogeu na Belle Époque no final do século XIX. Em 1875, o chocolate ao leite foi descoberto em Vevey por Daniel Peter que, após vários anos de pesquisa, combinou o leite em pó desenvolvido por Henri Nestlé (em 1866) com cacau. No início do século XX, Vevey tornou-se a primeira cidade industrial do Cantão de Vaud e ao mesmo tempo começou a atrair e a hospedar várias celebridades da época.

Vevey vista do Lago Léman. A cidade onde Chaplin viveu é também sede mundial da gigante Nestlé

O QUE FAZER EM VEVEY: PRINCIPAIS ATRAÇÕES

1.CHAPLIN’S WORLD – MUSEU DE CHARLIE CHAPLIN

Apenas onze minutos separam a estação central de trem de Vevey à pequena Corsier-sur-Vevey. Nessa sossegada região – que também abriga a sede da Nestlé – está o Chaplin’s World, o museu em homenagem a carreira e obra do icônico artista britânico Charlie Chaplin. Em aproximadamente duas horas e meia percorremos a grandiosa propriedade onde Chaplin viveu com sua família os últimos 25 anos de vida. No parque-museu encontramos o estúdio de Cinema no estilo de Hollywood, loja com souvenirs do artista, café-restaurante The Tramp e o magnífico jardim da mansão Manoir de Ban de 1840, que abriga requintados salões e móveis, tal qual a família viveu na época.

Onde fica: Route de Fenil 2, 1804 / Corsier-sur-Vevey

Site: chaplinsworld.com

Horário: aberto diariamente das 10:00 às 18:00 h (bilheteira fecha às 17:00 h)

Tempo médio de visita: 2 horas e meia

Preço: 24,00 francos-suíços (adultos); crianças menores de 6 anos (grátis)

2.PASSEIO PELO CALÇADÃO DE VEVEY

Indispensável para quem visita Vevey, o calçadão – de frente para o Lago Léman – abriga a paisagem deslumbrante das montanhas refletida nas águas transparentes do lago cor de esmeralda. Ao lado do terminal de balsas Vevey-Marché, veja as três impressivas esculturas de ninfas do mar montando cavalos-marinhos. Pare e aprecie a escultura do garfo gigante de aço inoxidável brilhante encravada nas margens do lago. Foi criada em 1995 pelos artistas suíços Jean-Pierre Zaugg e Georges Favre em comemoração aos 10 anos do Museu da Alimentação. Está bem em frente a duas grandes atração da cidade, o Museu Alimentarium da Nestlé (Museu da Alimentação) e a Praça Charlie Chaplin, com a estátua do artista, que vestido de Carlitos, parece observar o lago.

3.O MERCADO LOCAL DE VEVEY

Localizado num edifício histórico construído em 1808, o mercado de Vevey oferece todas terças e sábados uma feirinha com diversos objetos de arte e antiguidades. Bem em frente está a Grand Place, onde você poder conferir as barraquinhas com frutas e verduras provenientes dos produtores locais. Aproveite e vá no Centro de Turismo (no mesmo edifício histórico) e obtenha todas as informações sobre a região.

4.A LOJA DE CHOCOLATES DA LÄDERACH

Visite a famosa loja de chocolates artesanais Läderach com sua boutique de chocolates e uma pequena exibição que retrata a história do chocolate desde a origem do cacau,  colheita e a produção final.

Onde fica: Rue du Théâtre 8, 1800 – Vevey (próximo ao mercado local)

Site: www.laederach.com

5.CRUZEIRO DE BARCO A VAPOR PELO LAGO GENEBRA

Belíssimos barcos a vapor transportam os turistas ou locais entre as cidades margeadas pelo Lago Léman. Do fascinante píer de Cully (na cidade de Cully) partimos no barco a vapor La Suisse operado pela CGN (Compagnie Générale de Navigation) em direção a Montreux. Sua frota de oito embarcações é considerada a mais prestigiada frota de navios Belle Epoque do mundo. Durante o passeio, que são gratuitos com o Swiss Travel Pass, pudemos contemplar os terraços de vinhedos de Lavaux, declarados patrimônio mundial pela UNESCO.

Site: www.cgn.ch

6.O MUSEU DA NESTLÉ – NEST

O Nest é o museu que a Nestlé construiu em Vevey para comemorar seus 150 anos de história. O espaço de 3.400 m2 oferece uma viagem interativa através da história da Nestlé e de seu fundador Henri Nestlé. A arquitetura exterior tem o estilo de um galpão industrial com fachada de vidro. No alto do salão principal, chamou nossa atenção a impressiva passarela suspensa de formas arredondadas. O museu ainda conta com o charmoso Café Henri, um imenso restaurante-cafeteria com especialidades francesas, italianas e suíças. O brunch servido aos domingos custa 39,00 francos suíços.

Onde fica:  Chaussée de la Guinguette 10, 1800 Vevey

Site: www.le-nest.ch

7.OS TERRAÇOS DE VINHEDOS DE LAVAUX

Do passeio de barco é possível avistar a estonteante paisagem formada por colinas cobertas por terraços e vinhedos. São os Terraços de Lavaux, cuja extensão de 30 km é marcada pelo cultivo de vinhedos cultivados em terraços murados que remontam à época romana. Declarados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, os vinhedos possuem como grande estrela a uva “Chasselas”, responsável por cerca de 70% da produção local.

8.A VISTA DE TIRAR O FÔLEGO DO LE DECK

Situado no alto de uma colina no Hotel Le Baron Tavernier, o Le Deck oferece uma vista panorâmica deslumbrante do Lago Léman e dos terraços de vinhedos de Lavaux. Sua estrutura conta com Lounge Bar e o restaurante La Verriere. Espresso por 6,00 francos suíços; vinho branco Chasselas desde 7,50 francos suíços (taça).

Onde fica: Rte de la Corniche 1071 – Chexbres

Site: www.barontavernier.ch

9.A PEQUENA CIDADE DE CULLY E A ADEGA DOS VINHOS DA FAMÍLIA POTTERAT

Apenas sete minutos de trem separam a estação de Vevey da pequena Cully, uma pequena vila que, além de abrigar o Cully Jazz Festival, possui adegas familiares como a Potterat, uma casa de vinhedos de seis séculos atrás de uma grande entrada de carruagem no coração da vila.

Site: www.vins-potterat.ch

 10.O CENTRO ANTIGO DE VEVEY

É prazeroso caminhar pelo centrinho antigo de Vevey, a poucos passos do Lago Genebra. Localizado ao lado da Grand Place, está repleto de charmosos edifícios históricos e museus, como o Museu Histórico de Vevey. Pelas estreitas ruas de pedra da cidade antiga, cujo espaço é reservado apenas para pedestres, é fácil encontrar uma grande variedade de boutiques, galerias de arte, cafés e restaurantes.

ECONOMIZE DINHEIRO COM O MONTREUX RIVIERA CARD

Quando você se hospeda num hotel da Riviera Montreux, recebe no ato do check-in, o “Montreux Riviera Card” . Com este cartão, todo o transporte público pela região será gratuito durante sua estadia. É intransferível, vem com o nome do hotel em que você está hospedado e ainda oferece descontos de 50% nas principais atrações, como Chaplin’s World, Alimentarium, Nest Museum, passeios de trem pelas montanhas e nos cruzeiros da “Riviera Tour” pelo Lago Léman.

 

+ Onde se hospedar em Vevey: Astra Hotel 

+ Onde comer em Vevey 

+ Todas as dicas de Genebra – Suíça

 

SOBRE A VIAGEM A VEVEY

Veron Campos, o autor do Viagem Sem Bagagem, viajou a Vevey a convite do Montreux-Vevey Tourisme – o órgão oficial de turismo da cidade, com o apoio do Astra Hotel. Do Brasil, o autor viajou até o destino com a Condor Airlines (Thomas Cook Group) na rota Recife – Frankfurt – Genebra.  

Site Oficial do Turismo de Vevey: www.montreuxriviera.com




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por