Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


06 de novembro de 2017

Arte é outro cartão-postal em Porto de Galinhas

Ateliês e belas peças valorizam experiência da estada pós praia e passeios. Até materiais do fundo do mar transformam-se em obra-prima, levando mensagens positivas aos visitantes e disseminando a rica natureza local

A produção artística e artesanal de Porto de Galinhas vai além dos cartões-postais e dos simpáticos retratos que fazem a fama do destino. Mãos habilidosas transformam materiais extraídos do fundo do mar em obras-primas ou divulgam mensagens positivas em peças que realçam a bela natureza e a hospitalidade local

“Nossos artesãos têm uma criatividade que cativa o visitante, utilizando materiais locais e orgânicos que dão colorido e originalidade às peças compradas como souvenirs”, destaca Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, que apoia o trabalho e a iniciativa desses artesãos e artistas. A entidade posiciona o artesanato como um dos pilares do turismo e da economia local.

O artista plástico recifense Romero Marques, radicado no balneário desde 1974, pratica pesca submarina e apneia desde os nove anos de idade. Foi quando criou uma intimidade ímpar com o universo que hoje expõe em seus trabalhos. Suas obras e peças de artesanato são confeccionadas com matéria-prima reciclada dos descartes da fabricação de pranchas de surfe, das capachas e fibras dos coqueiros, entre outros resíduos extraídos do fundo do mar.

Além de um ateliê próprio na região de Maracaípe, onde reside há 25 anos, Marques ainda tem uma representação na Saphira & Ventura Art Gallery, em Nova York, e já marcou presença em eventos do calendário internacional, como a Semana de Artes de Miami. “Quero sempre mostrar o zelo com o meio ambiente como motivação para uma vida melhor, harmonizando pessoas, animais e a nossa natureza”, argumenta.

Também natural do Recife, Val Amorim espalha mensagens positivas e inspiradoras em placas espalhadas pelas ruas, centros comerciais e por cardápios de restaurantes locais. Frases como A felicidade está nas pequenas coisasNão jogue lixo. A gente colhe o que planta. Jogue sementes ou Não temos wi-fi. Aproveite o momento estimulam os viajantes a vivenciar, de fato, cada segundo no destino e cultivar boas práticas ambientais.

A artista já foi destaque em feiras emblemáticas da cena pernambucana, como o Mundo Mix e o extinto Mercado Pop. “O que me inspira são as filosofias de vida, a natureza e o sentimento genuíno que vem da simplicidade de quem reside em Porto”, acredita. Das mãos desses hábeis profissionais, um festival de cores e formas torna tão diferenciada a cultura de Porto de Galinhas.

Sobre o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau  

Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau é uma associação privada sem fins lucrativos, congregando empresas que representam todos os segmentos ligados à atividade turística. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento do tempo de estada no destino, por meio de ações de promoção, capacitação profissional, captação, geração e incremento de eventos de lazer e de negócios. Para isto, a entidade trabalha para integrar setores da sociedade em parcerias público-privadas, contribuindo para dinamizar o mercado de consumo e o desenvolvimento econômico local. Quinto destino de lazer mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, o balneário é considerado a melhor praia do Nordeste, de acordo com a pesquisa DataFolha. Durante 11 anos consecutivos, foi reconhecido pelos leitores da revista Viagem & Turismo como a melhor praia do Brasil.




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2019 • powered by WordPress Desenvolvido por

Siga o instagram ×
Visitar @viagemsembagagem