18 de abril de 2017

NYCEDC revela os destaques do NYCxDESIGN 2017

Celebração do design em Nova York ocorre de 3 a 24 de maio; a indústria do setor gera US$ 555 milhões em receita tributária por ano para a cidade

 

O New York City Economic Development Corporation (NYCEDC) anunciou os destaques de sua programação de 2017 para o NYCxDESIGN, a celebração local do design global. Em sua quinta edição, o programa inclui mais de 500 eventos nos cinco distritos, entre 3 e 24 de maio.

“A cidade de Nova York orgulhosamente sedia mais de 7.500 empresas que geram empregos para mais de 50 mil designers e proporcionam mais de US$ 555 milhões anualmente em sua receita. A quinta edição do NYCxDESIGN reflete que o crescimento, alinhado com a programação estendida, destacará nossos designers talentosos, escolas e empresas”, afirma a presidente do NYCEDC, Maria Torres-Springer. “Encorajamos todos os nova-iorquinos a aprenderem mais sobre nossa comunidade de designers, enquanto experimentam algumas das mais recentes tendências e novidades do programa que serão expostas nos cinco distritos”, complementa.

“Estamos entusiasmados com essa parceria com o NYCxDESIGN pelo segundo ano para promover a comunidade de designers de Nova York. Não importa se é uma feira ou uma apresentação, um distrito da cidade ou uma disciplina de design: é sobre a comunidade se juntando em uma celebração. Nada poderia ser melhor do que isso”, afirma Cindy Allen, editora-chefe da Interior Design.  

Criado em 2013 com o suporte do New York City Council, o NYCxDESIGN aumentou seu escopo e sua popularidade localmente e internacionalmente. O evento oferece uma plataforma única que exibe a diversa comunidade nova-iorquina e seus colaboradores para a economia e cultura da cidade nos cinco distritos.  

Os detalhes da programação de 2017, incluindo o anúncio das novas iniciativas e da expansão, foram discutidos em um evento de “pontapé inicial” direcionado à comunidade desse setor no Museum of Modern Art. Sediado em diversas localidades da cidade, NYCxDESIGN 2017 inclui atrações como exposições, instalações, fóruns de discussão, feiras e estúdios abertos que focarão em uma ampla gama de assuntos como urbanismo, moda, design interativo e mais.

A programação do NYCxDESIGN é informada por um comitê de dirigentes, composta por líderes da vasta comunidade de designers de NYC, incluindo agentes da cidade, organizações públicas, museus renomados mundialmente e organizações do setor. Os eventos-chave do NYCxDESIGN incluem ICFF, WantedDesign, CollectiveDesign, BKLYN Designs, NYCxDESIGN Awards, Frieze Art Fair, Soho Design District, Tribeca Design District, Design Pavilion, American Design Club, New York Design Center, materiais de graduação das melhores escolas da cidade e exposições nos museus. Abaixo, segue uma relação de destaques da programação do NYCxDESIGN 2017. Para acompanhar as atualizações e novos eventos inseridos, visite www.nycxdesign.com.

Design Pavilion and Market (Novidade!) – Depois do sucesso na edição de 2016, o Design Pavilion anuncia suas duas locações para 2017 em celebração ao NYCxDESIGN. No coração da Times Square, o Design Pavilion servirá como um centro público para o NYCxDESIGN, com uma série de atrações interativas, reunindo design e inovação diretamente para os nova-iorquinos e visitantes. Contará ainda com centro de informações, debut do Design Pavilion Market, instalação gastronômica e performances inusitadas.

Times Square Hub (Novidade!) – Além de receber o Design Pavillion e Market na Times Square este ano, o NYCxDESIGN 2017 também será integrado ao Midnight Moment – maior e mais longa exposição de arte digital do mundo sincronizada a outdoors eletrônicos ao longo da Times Square, todas as noites, das 23h57 à meia-noite, contando com curadoria da Times Square Art.

Parcerias de varejo (Novidade!) – O NYCxDESIGN está trabalhando com varejistas de Nova York para criar eventos focados em design, instalações, displays de janelas e merchandising. O evento confirmou participação de nomes como Brookfield Place, Madison Avenue Business Improvement District, Veranda Magazine e Seaport Design District.

Staten Island MakerSpace Spring Open House (Novidade!)  – O evento visa destacar os talentos de Staten Island (designers, criadores, artistas e inovadores). Um dos pontos altos inclui o Maker Park e seu mais novo projeto de rádio. O evento será gratuito e aberto a todas as faixas etárias.

Tech+ (Novidade!) – Realizado pelo The Architect’s Newspaper, o Tech+ é a primeira exposição a explorar o mindset de inovação que está transformando arquitetura, engenharia e indústria da construção. O Tech+ apresentará demonstrações de novos produtos e as formas de melhor utilizá-los, além de trazer líderes dessa indústria que estão desenvolvendo suas próprias metodologias para redesenhar o “meio ambiente”.

TEFAF New York (Novidade!) – A edição de primavera do TEFAF New York dá enfoque ao design e à arte (modernos e contemporâneos), do século 20 aos dias atuais. A feira será realizada de 4 a 8 de maio, com abertura na noite de 3/5.

Socrates Sculpture Park (Novidade!) – A Folly, uma parceria realizada entre o Socrates Sculpture Park e a The Architectural League of New York, ocorrerá durante o NYCxDESIGN. A edição de 2017 pedirá aos arquitetos participantes para elaborar quatro estruturas portáteis e desmontáveis para repor quatro tendas estruturais padronizadas.

Design + City (Novidade!) – É hora de celebrar o comprometimento da cidade com o design através de uma seleção de estórias e programas que incluem projetos e participantes cujo foco é melhorar a qualidade de vida nas cidades. Esse espaço está particularmente interessado no impacto que a comunicação visual desempenha em espaços públicos, arquiteturas e vidas dos cidadãos.

Education/Design Schools (Novidade!)  – As principais escolas de design de Nova York estão juntando esforços para diversas atrações, tais como apresentações de Gallery Shows do final do ano pelos cinco distritos; defesas de teses de inúmeros Museus de Belas Artes; e uma noite com foco em exibição de projetos de estudantes de design em 15 de maio com o tema “Design em prol da justiça social”.  Entre as escolas participantes estão Pratt Institute, Fashion Institute of Technology (FIT), Cooper Union, SVA e Parsons.

Seaport Culture District (Novidade!) – A 10 Corso Como, com sede em Milão, vai inaugurar uma operação no distrito de Seaport como parte de sua transformação de desenvolvimento progressivo. A loja de NYC será a única sede nos Estados Unidos.

2ª edição do NYCxDESIGN Awards (premiação anual) – Organizado pela revista Interior Design e pelo ICFF, o evento contará com uma ampla gama de categorias que tangem diversas disciplinas do design representadas no NYCxDESIGN. A cerimônia ocorre no MoMA.

Museus – Museus prestigiados como MoMA, Museum of Arts and Design, Museum at FIT, Jewish Museum, Cooper Hewitt e Smithsonian Design Museum vão participar, neste ano, da celebração que fará uma promoção simultânea e mútua de suas exposições, atividades e ofertas.

ICFF (Feira Internacional de Mobília Contemporânea) – Com o tamanho duas vezes maior desde 2014, a feira será promovida no Jacob K. Javits Center pela primeira vez. O evento, com 800 expositores, apresenta participantes internacionais de peso e conta com belos objetos feitos à mão, além de mobília e trabalhos com iluminação. A ICFF ainda sedia o SoHo Design District, que trará uma instalação personalizada mostrando os melhores showrooms do SoHo, tais como Kartell, Cappellini, Cassina, Artemide, Fontana Arte e outros.

Design Trust for Public Space (SI) – O Design Trust for Public Space e o Staten Island Arts promoverão um fórum, sediado em um local surpresa, para discutir desafios associados com o desenvolvimento de Staten Island.

BKLYN Designs – O BKLYN Designs é o grande evento do segmento no distrito nova-iorquino, expondo uma mistura de design, arquitetura e arte. Terá início no primeiro final de semana do NYCxDESIGN, no Brooklyn Expo Center. Essa edição terá uma ampla gama de expositores dos bairros criativos do Brooklyn, além de feira, workshops, instalações interativas, painéis e muitos outros atrativos.

Collective Design – Em seu quinto ano, a feira Collective Design será realizada de 3 a 7 de maio, na praça Skylight Clarkson, expondo um mix único de trabalhos dos séculos 20 e 21, enquanto também traz o que há de mais atual em design thinking.

Frieze New York – O Frieze New York será promovido na Randall’s Island entre 5 e 7 de maio, incluindo trabalhos contemporâneos e do século 20, paralelamente com o Frieze Talks e o Frieze Education.

Metropolis Magazine/NYCxDESIGN Official Guide – A revista Metropolis trará o guia oficial do NYCxDESIGN. Maior do que nunca, o guia deste ano será distribuído em 90 locais, nos cinco distritos. O impresso será enviado para mais de 75 mil assinantes com a edição de maio de 2017. Neste ano, uma solução mobile acompanha o projeto.

The Center for Architecture – O Center for Architecture é o endereço certo para amantes de arquitetura e do universo relacionado ao “ambiente” de Nova York. Durante o NYCxDESIGN, o espaço sediará diversos tours e uma variedade ampla de eventos e programas, como o El Helicoide, uma exposição que fala sobre uma possível Caracas (Venezuela) do futuro – a mostra abre no dia 11 de maio.

Architizer A+Awards – O Architizer A+Awards é realizado pelo quinto ano e tem início em 11 de maio. É a maior premiação focada em promover e celebrar os melhores arquitetos e produtos.

Art New York/Context New York – O Art New York promove uma alternativa para a aquisição de obras importantes e até então não expostas, que provém dos mercados primários e secundários. Já a Context é dedicada ao desenvolvimento e ao endosso de artistas emergentes e intermediários. Data: 3 a 7 de maio.

Wanted Design – O WanterDesign chega à sétima edição em Manhattan, de 20 a 23 de maio, e no Brooklyn, de 17 a 23 de maio. O evento inclui a segunda edição da exposição “Transatlantic Creative Exchange”, como parte do OUI Design, e um programa extensivo no Brooklyn dedicado às escolas de design e profissionais mais jovens, contando ainda com o lançamento do primeiro WANTED Career Day.

Sight Unseen OFFSITE – Em seu quarto ano de realização, a edição 2017 do OFFSITE trará uma seleção apurada de marcas e estúdios sofisticados e com espírito de vanguarda.

NYC Design Talks – Em seu terceiro ano, o NYC Design Talks continua a oferecer tópicos inspiradores, contando com os mais influentes pensadores do design, que exploram a relação direta entre esse segmento e comunidade, os efeitos no cotidiano e o quanto essa atividade está remodelando o futuro. As sessões serão realizadas no Cooper Union, na Parsons School of Design e no Fashion Institute of Technology.

SoHo Design District – O SoHo Design District (SDD) é um local “premium” para apresentação das principais marcas mundiais que são referência em design. Os showrooms do SSD ainda trarão estandes com obras selecionadas no ICFF e, pelo terceiro ano consecutivo, oferecerão um serviço de traslado entre ICFF, showrooms do SoHo, WantedDesign e locais parceiros.

NYC Public Design Comission – A comissão do NYC Public Design apresentará sua premiação anual durante o NYCxDESIGN. Os ganhadores divulgarão projetos pelos cinco distritos da cidade, bem como em diferentes agências, enquanto abordarão uma série de temas distintos sobre como o design – e os respectivos profissionais envolvidos – podem tornar a cidade mais apropriada em termos de ambiente/atmosfera, economia, cultura e sociedade.

A região metropolitana de Nova York conta com um dos maiores números de designers praticantes do mundo e lidera esse “ranking” nos Estados Unidos, tendo um índice mais expressivo do que Los Angeles e Chicago juntas. Na última década, esse número cresceu 30%, chegando a 44 mil profissionais do segmento.

A cidade é ainda um hub para empresas gabaritadas de design, com mais de 3.977 companhias que geram mais de US$ 236 milhões em taxas municipais. 67% dos profissionais efetivos desse setor ganham ao menos US$ 50 mil ao ano. Nova York é ainda sede de dez das mais proeminentes escolas de design e arquitetura do mundo, formando o dobro de novos designers do que qualquer outra cidade americana.

Para participar

Os interessados podem submeter propostas para o NYCxDESIGN por meio do site (www.nycxdesign.com) para uma possível participação no próximo ano – os envios devem ocorrer antes do início da edição de 2017.

 

Sobre NYCxDESIGN:

O NYCxDESIGN é a celebração municipal do design que, neste ano, ocorre de 3 a 24 de maio. Relacionando todas as disciplinas dessa área, o NYCxDESIGN celebra uma plataforma colaborativa para oportunidades culturais e comerciais, destacando as práticas estabelecidas e também as emergentes de um modo que há um aumento da apreciação do design por todos os públicos. Sediado em Nova York, o NYCxDESIGN aborda temas como comércio, cultura, educação e entretenimento por meio de um programa variado, que inclui exposições, instalações, feiras, debates e aberturas. A edição de 2016, que foi a quarta realização consecutiva, contou com mais de 500 eventos distribuídos pelos cinco distritos, abraçando do design gráfico à arquitetura, passando por tecnologia, design urbano, moda, produtos, interiores, paisagismo, mobiliário e design thinking. Acompanhe no Instagram.




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por