SERRA DO RIO DO RASTRO (SC) – TRILHA POR UMA DAS ESTRADAS MAIS ESPETACULARES DO MUNDO

Por Kelson Adriani de Farias - 08/08/2016

Localizada na Serra Catarinense, a Serra do Rio do Rastro possui curvas sinuosas, mata nativa e bucólicas cidades situadas acima de 1.400 metros de altitude. Um roteiro realmente inspirador para trilhas e caminhadas por paisagens deslumbrantes.

Minha esposa é instrutora de yoga para um grupo majoritariamente feminino. A fim de integrar e ampliar as atividades, foi criado o Caminhantes de Gaia, cujo objetivo, como o próprio nome diz, é fazer trilhas. Nossa primeira investida foi subir a Serra do Rio do Rastro. Contratamos um micro-ônibus e lá fomos nós para a nossa aventura. Saímos da cidade de Tubarão e iniciamos a caminhada no município de Lauro Müller. Nosso ponto de partida foi o Hotel Verde Serra, onde paramos para fazer alongamento e iniciar nossa subida. A trilha foi feita em abril deste ano. Não recomendo fazê-la no verão, pois o calor aumenta o cansaço, nem no inverno, já que a rodovia fica escorregadia em função do degelo. Prefira a primavera ou outono.

Foto 1
Caminhantes de Gaia
Foto 2
Início da trilha pela Serra do Rio do Rastro
Foto 3
Uma das estradas mais cênicas do Brasil
Foto 4
Um visual que recompensa o esforço da caminhada

A Serra do Rio do Rastro está localizada no sul do Estado de Santa Catarina. Inicia no município de Lauro Müller e termina no município de Bom Jardim da Serra. São aproximadamente 12 km de estrada asfaltada (por este motivo, é conhecida também como “Serra do 12”). Da capital, Florianópolis, são 220 km de distância.  A rodovia liga o Planalto ao litoral de Santa Catarina. Através dela, era feito o intercâmbio comercial entre estas duas regiões. Esta atividade era realizada pelos tropeiros, que são homenageados com um monumento, feito por Nelson Neves Matias, artista da cidade de São Joaquim.

Foto 5
Visão das curvas e das escarpas íngremes da serra

Bom Jardim da Serra é uma cidade-base para explorar as belezas da serra catarinense. A partir dela, é fácil chegar a São Joaquim (45 km), Urubici (72 km) e Urupema (120 km), as cidades que registram as menores temperaturas no Brasil. É uma ótima opção de passeio para quem curte beleza natural e, eventualmente, neve.

No total, percorremos 10 km em aproximadamente 3 horas e 20 minutos, apesar de alguns poucos caminhantes terem chegado antes desse tempo ao mirante, o ponto final da trilha. O micro-ônibus fazia paradas estratégicas nos vários refúgios ao longo da Serra. Foi o nosso socorro ambulante! O percurso conta com 284 curvas, o que dá, em média, 28 curvas por quilômetro! Algumas poucas pessoas sentiram os efeitos da altitude, como tontura e “pressão na cabeça”. Para aliviar, descansaram, tomaram água e pegaram carona no micro-ônibus.

Durante o trajeto, o grupo seguiu em fila indiana. A rodovia não possui espaço para caminhantes e tivemos que tomar muito cuidado com os veículos. À medida que subíamos, tínhamos a certeza de que o esforço valia a pena. Gradativamente, a paisagem ficava mais deslumbrante. Há pouco tempo, a rodovia que percorre a Serra do Rio do Rastro foi considerada uma das mais belas do mundo.

Foto 6
Percusso de 10 km pela SC-390
Foto 7
Estrada com uma das vistas mais espetaculares do mundo
Foto 8
Subida que leva um pouco mais de três horas até o mirante
Foto 9
Um visão de cartão-postal em Santa Catarina

Para quem pretende fazer a mesma trilha, recomendam-se usar roupas leves, calçados confortáveis, boné, óculos escuros e protetor solar. Não precisa levar água. Durante todo o trajeto, há pequenas quedas d’água que dão conta da sede.

Foto 10
A visão próxima ao mirante da Serra
Foto 11
Mais uma recompensa pelo caminho é esse visual arrebatador
Foto 12
Serra do Rio do Rastro
Foto 13
Chegada no ponto mai alto do percurso

Todo o grupo se encontrou na área do mirante principal para descansar e admirar a Serra no ponto mais privilegiado do percurso. Registramos este momento na faixa de chegada instalada para uma competição de ciclistas. Localizada a 1.421 metros em relação ao nível do mar, a área possui amplo estacionamento, restaurante e lanchonete. Se o tempo permitir, do mirante é possível avistar as cidades vizinhas por onde passamos no início da viagem. Dali, percorremos, de micro-ônibus, 12 km até uma lanchonete à beira da estrada, na cidade de Bom Jardim da Serra, onde fizemos um grande piquenique.