Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


Com suas águas mornas e cristalinas, os arrecifes de Maracajaú são um dos melhores lugares para a prática de mergulho no Brasil. Localizados a apenas 60 km ao norte de Natal, é uma parada obrigatória para os apaixonados por turismo de aventura em meio a exuberante natureza. 

Um dos melhores passeios que o Viagem Sem Bagagem fez durante a Press Trip – que aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho – foi conhecer um dos ecossistemas mais preservados da região Nordeste do Brasil – os Parrachos de Maracajaú. Localizados na Praia de Maracajaú no município de Maxaranguape, ficam distantes 54 km ao norte da cidade de Natal – a capital do ensolarado estado do Rio Grande do Norte. Os parrachos são a denominação dada pelos locais para as belas formações de recifes de corais. Estão a uma distância de 7 km da costa e abrangem uma área de cerca de 9 km de comprimento e dois de largura. Integrando a Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), criada em 2001, os parrachos são um dos melhores lugares do Brasil para a prática de snorkel e mergulho com cilindro.

Nosso ponto de partida para os Parrachos de Maracajaú foi o eSuítes Vila do Mar – o hotel onde estávamos hospedados na Via Costeira (importante via entre o mar e o Parque das Dunas que concentra alguns dos grandes hotéis de Natal). Para fazer esse passeio e poder conhecer a exuberante fauna marinha que está nos recifes de corais, é necessário ir durante o período em que a maré está baixa. É precisamente neste lapso de tempo que a barreira de corais protegerá o local contra as fortes correntezas e as ondas, formando assim as grandes piscinas naturais de águas transparentes e propícias à prática de mergulho com cilindro ou snorkel.

Acordamos cedo e tomamos um reforçado café-da-manhã regional. Precisamente às 6 h, o nosso guia Rodrigo da Marazul Receptivo e Passeios estava nos aguardando em frente ao hotel. A van que nos pegou – com capacidade de 19 passageiros – era confortável e possuía ar-condicionado, DVD e um pequeno livrinho com algumas informações sobre a tábua das marés nos parrachos. Durante o trajeto de aproximadamente uma hora pelo litoral ao norte de Natal, passamos pelas cidades de Extremoz, Ceará Mirim e Barra de Maxaranguape. No tranquilo percurso, o simpático e hospitaleiro guia divertia os passageiros (argentinos, chilenos e bolivianos) com alguns “causos” e curiosidades turísticas do Rio Grande do Norte.

O ponto de apoio usado para o mergulho nos parrachos é o agradável Ma-Noa Park, localizado na Praia de Maracajaú. É um parque aquático pé na areia com uma boa infraestrutura com restaurante, bar, spa, lojinha, toboáguas, passeio de quadriciclo, passeio a cavalo e muitas outras atividades ao ar livre. Antes do embarque nas lanchas que levam até os parrachos, também é servido um simples e rápido café-da-manhã no restaurante do parque – o Dunnas Restaurante.

IMG_4802

Ma-Noa Park. Infraestrutura, lazer e ponto de apoio para ir aos Parrachos de Maracajaú.

 

Para desfrutar da experiência de mergulhar nos recifes de corais ao lado de diversas espécies marinhas, usamos os serviços e a formidável estrutura da Maracajaú Diver. São usadas nesse traslado de 7 km de extensão e que dura entre 10 a 15 minutos, modernas e rápidas lanchas, equipadas com coletes salva-vidas e depósito para guardar objetos do alcance da água jorrada pelas ondas. Embora nossa aventura tenha começado com uma leve chuva, o sol apareceu rapidamente, dissipou as nuvens e trouxe com ele as melhores condições para a visibilidade durante o mergulho.

G1837607

Traslado nas lanchas da Maracajaú Diver até os recifes de corais que ficam a 7 km da praia

 

A imensa estrutura da Maracajaú Diver – montada numa grande plataforma flutuante mar adentro – foi algo que me impressionou bastante. É totalmente construída em fibra de vidro, por ser um material com grande durabilidade no mar e que minimiza o impacto no ambiente dos recifes naturais. Segundo a empresa, sua localização – por ser numa área isolada dos recifes de corais e onde as grandes embarcações não têm acesso – proporciona o melhor ponto para mergulhar nos parrachos. A plataforma possui 200 metros quadrados de área construída e é equipada com várias comodidades que tornam a experiência de mergulhar ainda melhor. Tem gerador eólico, bar, armários para guardar objetos, tomadas USB e até wi-fi (grátis).

G1957626

A plataforma flutuante da Maracajaú Diver. Serviços VIP e comodidades nos parrachos

 

A prática de mergulho livre e snorkeling são as principais atividades para quem visita os Parrachos de Maracajaú. Na plataforma – que também possui um deck de observação (com uma vista linda) – recebemos todas as instruções de como utilizar os equipamentos, cuja inspeção é feita diariamente com lavagem e higienização. Fizemos o mergulho de batismo que é um mergulho com o uso de máscara e cilindro de gás acompanhado por um orientador. Antes, o nosso instrutor Neguinho nos deu uma explanação com alguns procedimentos básicos sobre comunicação subaquática e adaptação à respiração.

G2197651

Do alto da plataforma a visão dos bancos de corais que se estendem por 9 km de comprimento

 

Durante o mergulho de batismo, pude perceber que a água é realmente muito clara, límpida e morna. Consegui observar nitidamente as estruturas dos recifes formadas por belos corais e algas calcárias. Vi também muitas espécies de peixes, que nos acompanhavam e deixavam a sensação de mergulhar uma experiência ainda mais encantadora.

5 chip 16-07-2016 k37

Mergulho de batismo. Observando o rico ecossistema dos recifes de Maracajaú

 

Após o mergulho, ainda deu tempo de observar mais um pouco do visual deslumbrante do mar com os parrachos ao fundo e tomar um dos drinks servidos no bar da plataforma flutuante, o ula-ula.

G2367668

Uma parada para contemplar os parrachos e tomar o Ula-ula preparado no bar da plataforma

 

O passeio (ou a nossa aventura) aos belíssimos Parrachos de Maracajaú nos proporcionou uma experiência única ao termos um contato com um ambiente abundante em vida marinha e ainda bastante preservado. Um roteiro obrigatório para quem visita o exuberante estado do Rio Grande do Norte.

IMG_4803

O nosso guia Rodrigo com a van da Marazul Receptivo e Passeios

 

Onde fica: os Parrachos de Maracajaú ficam no município de Maxaranguape. Saindo de Natal, pegue a BR-101 sentido litoral norte. Após o acesso à praia de Pitangui, siga pela estrada para Muriú. Pronto! Maxaranguape fica a 7 km de Muriú.

Quando ir: as saídas são diárias e de acordo com as marés (é necessário seguir rigorosamente os horários das marés baixas). Segundo o nosso guia Rodrigo, os Parrachos de Maracajaú são fechados apenas do dia 01 a 20 de junho.

Quanto custa: a partir de R$100,00 (por pessoa) com uma duração de 10 horas.

 

Quer mais dicas? Me segue no Instagram @viagemsembagagem e @veroncampos e curte a página do Viagem Sem Bagagem no Facebook! Adicione o Snapchat: viagemsbagagem

Tem também o canal do Viagem Sem Bagagem no YouTubeSe inscreva!

Quem conhece os Parrachos de Maracajaú? Localizados a apenas 60 km ao norte de Natal, no município de Maxaranguape, são uma parada obrigatória para os apaixonados por turismo de aventura em meio a exuberante natureza do Rio Grande do Norte. Integrando uma Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), os parrachos são um dos melhores lugares do Brasil para a prática de snorkel e mergulho com cilindro. Estivemos lá semana passada e contamos tudo aqui: http://bit.ly/ParrachosdeMaracajaú Link também na BIO. Acessem!👆🏻 @fluirimagens #ViagemSemBagagem #ViajePeloRN #RN #MTur#FotografandoRN #NatalRN #PartiuNatal#TurismoRN #PartiuBrasil #Brasil#praiasdorn #NE #CidadeDoSol#visitbrasil #vivernatal #tonoadorofarm#rnsemfiltro #vivadeperto #olhar_brasil#LoveBrazil #Natal #brasilsensacional#rnatural #destinorn#destinosimperdiveis #topofbrazil #trip #travel #instagood #traveling

Uma foto publicada por Viagem Sem Bagagem (@viagemsembagagem) em

 

Veja aqui também nossa dica de hospedagem em Natal ⇒  eSuítes Vila do Mar

 

Marazul Receptivo

Rua Vereador Manoel Sátiro,75 – Loja 1

Ponta Negra – Natal/RN

Fones: (84) 3204-7900 / 3219-6480 / 99987-8675/ 99608-8000

E-mail: reservas@marazulreceptivo.com.br

 

*A viagem a Natal (RN) foi um convite da Vert Hotéis e da Alcance Comunicação Direta ao Viagem Sem Bagagem. Agradecemos também o convite da Marazul Receptivo e Passeios e da Maracajaú Diver. Todavia, procurei ser o mais fiel e isento nas opiniões expressas aqui. 

*Todas as fotos são do Viagem Sem Bagagem. Direitos reservados ©.

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por