Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


Referência no Brasil, quando se fala na tradicional gastronomia nordestina e brasileira, o Mangai é um daqueles restaurantes que não dá para perder em Natal (RN). 

Não tem como não falar em Natal (RN) sem mencionar suas comidas típicas mais tradicionais e que fazem parte do dia-a-dia e do imaginário dos potiguares: carne de sol com nata, tapioca, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, macaxeira frita, camarão na manteiga, entre tantas outras. A cidade que tem o “atro rei” (Sol) iluminando-a durante o ano inteiro, dunas e praias fabulosas, possui uma gastronomia riquíssima em insumos genuínos da calorosa região Nordeste do Brasil. Possui também um restaurante símbolo e ícone da culinária nordestina – o Mangai. E, se você quiser saber um pouco da história de Natal por meio da gastronomia, precisa conhecê-lo.

IMG_4896

Mangai. Unidade de Natal é uma das paradas mais do que obrigatória no roteiro gastronômico do RN.

 

Quando estivemos há duas semanas na “capital mundial do buggy”, tivemos o prazer de conhecer o popular restaurante que possui também filiais em João Pessoa (PB) e em Brasília (DF). O seu nome vem das antigas feiras realizadas nas pequeninas cidades do interior do Nordeste, onde se vendia e se encontrava de tudo um pouco. Sua unidade de Natal (RN) já foi premiada diversas vezes como o melhor restaurante regional, tendo inclusive participado de programas e novelas.

Localizado no bairro de Lagoa Nova (região central da cidade), fica a apenas 1,7 km da moderna Arena das Dunas e é próximo a shoppings e ao centro comercial. A sua fachada é muito atrativa, de modo que você dificilmente passará pela rua sem percebê-lo. Um lindo e verdejante jardim compõe um bucólico cenário onde o tema é a vida do homem do campo – dos sertões aos engenhos. São fontes, cascatas, pedras, laguinhos, chaminé e tudo o que lembra o “sertão way of life”. O estacionamento é amplo, seguro e gratuito.

G6958207

Unidade do Mangai em Natal. Um pouco dos engenhos e do sertão na capital potiguar.

 

As emblemáticas esculturas que remetem a Lampião e Maria Bonita compõem o belo e tropical lounge na entrada (que também serve como um tipo de “sala de espera”, já que o restaurante costuma estar lotado). Imersas entre o jardim e as fontes, são perfeitas para aquelas fotos ao lado dos personagens símbolos do Sertão. Os simpáticos garçons e atendentes, combinando com a atmosfera alegre e aconchegante, são vestidos com roupas típicas regionais e chapéus de vaqueiro.

G6928204

Fachada com personagens símbolos do Nordeste e garçons vestidos com trajes regionais

 

A alma da casa continua com muito estilo e repleta de regionalidades no interior dos seus grandes salões. O grandioso empreendimento possui teto de madeira, mesas rústicas e iluminação cênica. Aqui e acolá, cachos de banana vão chamar sua atenção. Pendurados em várias partes do restaurante confere-lhe ainda mais rusticidade, originalidade e faz lembrar as feiras (uma clara alusão ao nome Mangai). Ah, as bananas não são cênicos e você ainda as pode pegar!

IMG_5031

Interior com décor rústico e muitos elementos regionais

 

A casa – que iniciou suas atividades em 1989 na cidade de João Pessoa – é um verdadeiro complexo gastronômico em Natal. Além do grandioso buffet regional, possui no seu interior uma espaçosa loja com lembrancinhas muito fofas e vários objetos (souvenirs) regionais. Aliada a sua decoração bastante acolhedora, tem inclusive um empório com padaria e vários produtos regionais.

IMG_4835

Mangai em Natal. Um verdadeiro complexo gastronômico com restaurante, empório e loja de artesanato

 

O buffet possui mais de duzentas sugestões entre saladas, pratos quentes e sobremesas. A dica é seguir as plaquinhas dispostas sobre as quengas de coco e se deliciar. Os pratos de destaque e as especialidades da casa chamam a atenção e são um convite ao deleite. Escondidinho de carne de sol, frango gratinado, panqueca de carne de sol, carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, camarão na manteiga, salmão e macaxeira frita são de encher os olhos e de dar água na boca. Há também um variado buffet de saladas e pratos leves, com opções sem glúten e sem lactose.

IMG_5065

Buffet regional com mais de 200 opções entre saladas, pratos quentes e sobremesas

 

Além dos pratos de destaque, o variado buffet apresenta sempre novidades, como o escondidinho aos quatro queijos e os pratos funcionais, como a torta funcional de batata-doce, crepioca de ricota com castanha e grãos, crepioca de frango, entre outros. Dificilmente você conseguirá provar tantas delícias em apenas uma visita ao Mangai.

IMG_4909

Carne de sol com nata, paçoca , escondidinho de carne de sol e baião de dois. Alguns dos destaques do Mangai

 

Das sobremesas, diariamente a casa prepara mais de 30 receitas. Além do buffet montado no salão principal, algumas também podem ser pedidas no cardápio a la carte.

IMG_5038

Buffet de sobremesas com mais de 30 opções diárias.

 

Apesar de não termos conseguido degustar nem 1/10 do imenso e variado buffet, amamos a experiência de conhecer o Mangai de Natal. A casa – pelo encanto e delícias produzidas – merece sempre o retorno para que se possa descobrir suas belezas e seus sabores, sem pressa.

 

⇒VEJA TAMBÉM: Nau Frutos do Mar – Onde comer bem com sofisticação e elegância em Natal.

 

Quer mais dicas? Me segue no Instagram @viagemsembagagem e @veroncampos e curte a página do Viagem Sem Bagagem no Facebook! Adicione o Snapchat: viagemsbagagem

Tem também o canal do Viagem Sem Bagagem no YouTubeSe inscreva!

 

MANGAI

Av. Amintas Barros, nº 3300

Lagoa Nova – Natal/RN

Fone: (84) 3206.3344

Reservas: contatorn@mangai.com.br

Horários: Segunda a Domingo, das 11h às 22h.

*Nossa viagem a Natal foi um convite da Vert Hotéis, eSuítes Vila do Mar e da Alcance Comunicação Direta ao Viagem Sem Bagagem. Agradecemos ainda a Marazul Receptivo e Passeios, a Maracajaú Diver e ao Grupo Mangai.

*Todas as fotos são do Viagem Sem Bagagem. Direitos reservados ©.




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por