VOVÓ NICE – UMA CAFETERIA ARTESANAL PRA VOCÊ FAVORITAR EM PERNAMBUCO

Por Veron Campos - 25/05/2016

Localizada no ainda pitoresco bairro da Torre, a singela casa tem cafés bem tirados e comidinhas regionais a preços reconfortantes.

Adoro quando descubro um simpático café em minhas andanças pelos bairros de Recife. Especialmente quando ele funciona numa casinha muito simpática que ainda resiste a invasão dos espigões que teimam em verticalizar a cidade. Melhor ainda é quando ele fica numa pequenina e charmosa ladeira na Rua José Bonifácio, que dá acesso à antiga Fábrica da Torre, fundada em 1874.

G0726762
Vovó Nice. Cafeteria que vale a pena conhecer no bairro da Torre | Fotos Viagem Sem Bagagem

 

O Cotonifício hoje não existe mais, no entanto, ainda há resquícios de um casario de outrora. Num deles funciona a agradável Vovó Nice Cafeteria. Bem ao lado, tem um sebo – o Sebo da Torre – coisa cada vez mais rara na vibe digital em que vivemos apressadamente.

G0686758
Fincada na Rua José Bonifácio, a cafeteria conquista pelos cafés bem feitos e cardápio regional.

 

Comandado pela Talia Melo que, após abandonar o curso de Ciências Biológicas no último período na UFPE, optou pela formação em gastronomia na Faculdade Maurício de Nassau e foi parar nas cozinhas. Daí para a paixão ao café foi só um pulo. Com o projeto da cafeteria veio sua formação em barista e muito amor para fazer o café perfeito para os clientes. “O nome VOVÓ NICE veio organicamente, o cheiro do café me leva diretamente a infância. Minha avó era uma amante do café, então minha cafeteria não poderia ter outro nome” – diz Talia.

O café coado encanta pelo charme da forma como é servido e pelo cheirinho de café que sobe assim que água passa pelo pó. Composto por café moído na hora, eu amei! Já o cappuccino maltine é outro queridinho dos clientes, principalmente o público feminino. Levemente crocante por conta do ovomaltine e adoçado na medida certa, é composto por espresso, leite vaporizado, crema do leite e uma crosta de ovomaltine. O bolinho da vovó servido aqui foi o de cenoura com calda quente de chocolate. Como eu demorei para fotografar, a calda esfriou e não teve um resultado tão apetecível.

IMG_3188
No sentido horário: café coado, café nice, copinho com mini pães de queijo, cappuccino maltine, cheesecake, cuzcuz amor da vovó e sopa de batata doce com carne de porco

 

As sopas são bem executadas e extremamente cremosas. Feitas artesanalmente, todos os dias são disponibilizadas 3 opções. A de batata doce com carne de porco (criação da mãe da chef) respeita o ponto certo e me transportou aos tempos de infância na casa da vovó.

IMG_3204
Batata doce com carne de porco. Uma das minhas sopas favoritas.

 

As tapiocas possuem nomes de vovós lindas e queridas, uma forma de homenageá-las. Os diversos sabores (são 16 tipos) fazem sucesso, TODOS! E o mais legal é a identificação dos cliente com os nomes das tapiocas. A vovó maria (frango, queijo mussarela e bacon) é uma das minhas preferidas. Recheio farto, macia e com sabor.

IMG_3209
Tapioca Vovó Maria veio no ponto certo e saborosa.

 

A vovó antônia já virou minha queridinha. O que não fica bem com queijo do reino?

IMG_3207
Tapioca Vovó Antônia vem com fartura de queijo do reino. Como não amá-la?

 

O café nice é uma criação da chef e uma variação do tradicional frappuccino. Para chegar ao resultado, ela adicionou a excelente geleia de frutas vermelhas no delicioso frappuccino. Surgiu assim o café nice – composto por sorvete de creme, espresso, geleia de frutas vermelhas e chantilly. No ponto certo e nem um pouco enjoativo.

O cheesecake é também uma versão da chef. Após ler muitas receitas e não encontrar nenhuma que a agradasse, resolveu então criar a própria e deu certo. Hoje é a sobremesa mais vendida na casa. O de frutas vermelhas, em especial, agrada pelo equilíbrio do doce, uma vez que a geleia é feita na casa com pouca adição de açúcar. Resultado: um cheesecake dos meus! Equilibrado e sem os excessos de açúcar que vejo por aí…

IMG_3174
Café Nice é uma variação do tradicional frappuccino. Cheesecake sai bem feito e no ponto certo.

 

Um lugarzinho na Torre para dar uma pausa na vida, relaxar e tomar um café bem feito. Assim defino a Vovó Nice…

IMG_3162
Uma das simpáticas colaboradoras e os cafés que saem com gostinho de tarde na casa da vovó.

 

Quer mais dicas? Me segue no Instagram @viagemsembagagem e @veroncampos e curte a página do Viagem Sem Bagagem no Facebook!

Tem também o canal do Viagem Sem Bagagem no YouTube. Se inscreva!

 

VOVÓ NICE CAFETERIA 

Rua José Bonifácio, 668 – Torre

Recife – PE

Fone: (81) 3032-0112

 

Seguro viagem geral 728x90

Posts relacionados

O surpreendente Vale do Catimbau

Porto de Galinhas promove 1ª edição do Visit.Pernambuco – Travel Show.

Sheraton Reserva do Paiva tem programação especial para feriados

Comente pelo Facebook