Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


13 de maio de 2016

RETETEU COMIDA HONESTA

A preços bastante módicos, restaurante serve boa comida com criatividade, usando ingredientes regionais e preparados com técnicas de cocção modernas.

Coxinha de costela feita com massa de macaxeira, carne de sol acebolada na manteiga de garrafa e panacotta com geleia de frutas vermelhas tropicais… Esses são alguns dos pratos que saem da cozinha que funciona no nº256 da Rua Professor Otávio de Freitas, no bairro da Encruzilhada – zona norte do Recife.

Funcionando numa ampla e singela casa com jardim, o único indício de que dali saem bons acepipes é a pequena lousa que serve como placa e onde estão escritos a giz Reteteu Comida Honesta – aberto para almoço de terça a domingo.

GOPR6526

Casa da vovó. No bairro da Encruzilhada, a aconchegante casa onde funciona o restaurante pertenceu a avó do chef | Fotos do Viagem Sem Bagagem.

 

Com cardápio bastante enxuto, ingredientes simples e o uso de insumos locais, o jovem restaurante – aberto em outubro de 2015 – tem como foco a cozinha brasileira, em especial a nordestina. Ainda segundo o chef Thiago das Chagas – que comanda as panelas – a cozinha do Reteteu retrata pratos do imaginário que ajudou a construir o repertório e o sabor do pernambucano, seja ele um prato africano, português ou mesmo de raiz. “A maioria dos nossos pratos são para compartilhar, coisa que vem se perdendo e que talvez ajude na construção de uma identidade e estética genuinamente brasileira à mesa”, diz Thiago.

GOPR6525

Casa da vovó. No bairro da Encruzilhada, a aconchegante casa onde funciona o restaurante pertenceu a avó do chef.

 

Na casa onde tudo é feito artesanalmente – dos pães aos sorvetes; das batidas ao licor – a obsessão do engajado chef, além da honestidade, obviamente, é defender os costumes e os sabores locais nordestinos. É fazer parcerias com os produtores, com os fornecedores e até de gentes de outras artes. É ofertar porções generosas de uma comida inventiva a preços justos.

GOPR6531

A casa tem simplicidade e refeições fartas a preços muito em conta

 

Reteteu – que na acepção da palavra pode ser algo como “mistura de comidas” – tem como uma das entradas o pastel de caranguejo (mini pastéis com carne de caranguejo, ovo cozido e pickles de pepino). Acompanhado com molho de pimenta cambuci, vem num porção com oito unidades.

IMG_2336

Dos mangues para as panelas. Pasteis de caranguejo acompanha molho de pimenta cambuci

 

Um bom acerto. Encorpada como sangue e refrescante com a brisa do mar, a batida de pitanga me conquistou e foi um alívio para o forte calor recifense. Ó-T-I-M-A.

IMG_2352

Batida de pitanga para mim; suco de abacaxi com hortelã para os fracos

 

Usando técnicas moderninhas de cocção, como por exemplo, o sous-vide, o cook-chill e o pacojet, o chef consegue extrair o máximo de sabor dos ingredientes que vem no cupim cozido a baixa temperatura com molho escuro que leva mel de engenho e tem como acompanhamentos macaxeira frita, farofa na manteiga e vinagrete. Aqui a técnica – a serviço do produto – resulta numa carne macia e com um sabor, digamos, mais potencializado.

IMG_2360

Da cozinha sai cupim macio, suculento e que leva molho a base de mel de engenho

 

Com um serviço simpático e muito cortês, outro destaque da casa é seu camarão de coco imerso num belo e bom creme de abóbora. Numa porção generosa, serve bem duas pessoas.

IMG_2364

Camarão de coco com cubos de abóbora

 

As sobremesas seguem o que é usualmente mostrado no mercado gastronômico local, no entanto, com pequenos toques autorais (aqui e acolá) do chef. Uma ótima pedida é o bolo de chocolate denso e tépido com areia de cacau e sorvete de doce de leite feito na casa. P.E.Ç.A.!

IMG_2373

Bolo de chocolate denso e tépido

 

O sorvete feito na casa é uma opção saudável, já que não leva estabilizantes, emulsionantes e conservantes no seu preparo. Mudando a cada dia, veio aqui no sabor rapadura.

IMG_2380

Sorvete de rapadura

 

Tipo de cozinha. Cozinha criativa, brasileira, com foco na culinária nordestina.

Ideal para. Almoço em que se queira degustar uma boa comida regional a preços bastante módicos, com porções generosas e compartilháveis.

Bebidas. Há cervejas, cocktails, batidas de frutas, vinhos e sucos.

Café. Apenas cápsula Delta por R$4,00.

Delivery. Há um serviço de venda de pratos congelados prontos que você pode levar para casa.

Quanto custa. No site tem o cardápio completo com todos os preços.

Nota. O Reteteu é um dos raros restaurantes de Pernambuco que possui site com o menu e os respectivos preços, prática que deveria ser seguida pelos demais estabelecimentos. Os clientes agradecem, senhores proprietários!

 

Quer mais dicas? Me segue no Instagram @viagemsembagagem e @veroncampos e curte a página do Viagem Sem Bagagem no Facebook!

Tem também o canal do Viagem Sem Bagagem no YouTubeSe inscreva!

 

GOPR6528

Reteteu Comida Honesta: casa ainda jovem tem boa comida e até delivery.

 

RETETEU COMIDA HONESTA

Rua Professor Otávio de Freitas, 256 – Encruzilhada

Recife – PE

Fone: (81) 3204-4137

Terça à Sexta: 12:00 – 15:00

Sábados e domingos: 12:00 – 16:00

 

Seguro viagem geral 728x90




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress Desenvolvido por