Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


A capital do estado americano da Flórida investe maciçamente em novos museus e revela arte por todos os lados. De simples destino de compras, a cidade se mostra para o mundo como uma nova e punjante atração cultural.

Compras. Praias. Badalações. Miami hoje em dia vai além desses clichês e aposta fortemente na arte como ferramenta para se manter entre os destinos mais procurados da América. Com temperatura média anual de 23°, a capital ferve durantes os meses de inverno, época em que o restante do país enfrenta temperaturas abaixo de zero. Sua população – composta majoritariamente por latinos – já ultrapassa a casa dos 2,5 milhões de habitantes e confere uma enorme diversidade cultural com pessoas provenientes das mais diversas partes do planeta. Esplendorosa, a capital mais latina é também o ponto de partida dos principais cruzeiros com destino para as Bahamas e o caribe. Repleta de sabores, é capaz de inventar calorosos tours gastronômicos pela agitada região de South Beach, onde se pode degustar pratos provenientes das mais diferentes regiões. Arrojada, a cidade se reinventou, se modernizou e apostou na arte. Hoje – para todos os lados que se olha – a metrópole respira cultura. Nos parques, nos edifícios, no transporte público e até na bela e límpida Baía de Biscayne.

IMG_0763

Esculturas de Botero espalhadas pelo Bayfront Park em Miami. Ao fundo, a Torre da Liberdade.

 

Para muitos, Miami já deixou de ser a cidade das compras e passou a ser vista como SOFISTICADA. Outrora rotulada como brega, hoje sedia o maior festival de arte do mundo – o Art Basel, com uma nova edição prevista para 1 a 4 de dezembro 2016. Foi a partir dele – com o primeiro evento ocorrido em 2002 – que a cidade deu um salto para o futuro e se abriu de corpo e alma para a cultura.

G0894030

Percorrendo a Baywalk, que margeia a Baía de Biscayne, me encantei com o imponente jardim do Pérez Art Museum.

 

Para mim, Miami não se resume a centros de compras nem a vitrines. Caminhando pelos imensos calçadões que margeiam a Baía de Biscayne (Biscayne Bay) – com suas águas limpas e transparentes – imensas esculturas do escultor Botero podem ser vistas soltas pelos jardins do Bayfront Park. No lado oposto, no sentido da Freedom Tower (Torre da Liberdade) – onde funciona o museu que conserva a memória e a história dos exilados cubanos – mais esculturas transformam as ruas numa verdadeira meca cultural.

IMG_0892

A escultura The Tower of Snow do escultor Enrique Martinez Celaya ao lado da Freedom Tower (Torre da Liberdade).

 

Continuando na ventilada Biscayne Boulevard – região de Downtown Miami – chama a atenção e enorme escultura de bronze próxima a American Airlines Arena. A cintilante Flora la Recogedora de Sueños foi um presente dado à cidade de Miami pelo escultor cubano Cundo Bermudez. Linda, me pareceu mais uma figura representante dos povos astecas ou maias.

IMG_0997

A bela escultura de bronze “Flora la Recogedora de Sueños” do escultor Cundo Bermudez próxima a American Airlines Arena.

 

Na entrada do Museum Park, a escultura El Nuevo Mundo de 1977 complementa a vista espetacular para o Pérez Art Museum – PAMM e o Porto de Miami. Ao lado do elaborado paisagismo com palmeiras a perder de vista, formam um cenário de uma cidade nova em constante ebulição.

IMG_0919

Escultura El Nuevo Mundo de 1977 na Biscayne Boulevard.

 

Poucas cidades no mundo têm investido tantos recursos em tão pouco tempo como Miami. Prova disso é o novo Museu de Ciências de Miami. Ainda em construção, o Patricia and Phillip Frost Museum of Science já começa a mostrar suas modernas formas e arquitetura. Com mais de três mil metros quadrados, terá planetário, um aquário gigantesco, centro de exposições e bastante tecnologia digital interativa.

 

Impossível passar pela Biscayne Boulevard e não mencionar o magnífico Pérez Art Museum – PAMM. Projetado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron, o moderno museu tem linhas arrojadas, jardins suspensos de tirar o fôlego do designer francês Patrick Blanc e de quebra uma vista ainda mais deslumbrante da Baía de Biscayne.

IMG_0929

Os imensos jardins verticais pendurados do PAMM – Pérez Art Museum.

 

O paisagismo do PAMM é arrebatador e impressiona. A fachada do museu tem pé direito altíssimo e inclui um portentoso jardim tropical. O complexo de arte moderna e contemporânea é focado em exposições do século XX e XXI. DICA: reserve uma tarde inteira para ele.

IMG_0927

Fachada do Pérez Art Museum.

 

Ainda do lado de fora do ousado PAMM, uma escultura chamada de Chaos SAS do artista americano Jedd Novatt – renomado escultor que constrói obras abstratas feitas de metal e que desafiam a lei da gravidade.

IMG_0931

Obra do escultor Jedd Novatt que tem obras espalhadas pelas principais capitais do mundo.

 

Miami se mostra cada vez mais para o mundo e quer mais, por isso vale a pena reservar esse roteiro cultural na sua próxima viagem a cidade.

 

Quer mais dicas? Me segue no Instagram @viagemsembagagem e @veroncampos e curte a página do Viagem Sem Bagagem no Facebook!

Tem também o canal do Viagem Sem Bagagem no YouTube. Se inscreva!

 

VEJA AQUI DICAS QUENTES PARA SUA VIAGEM A MIAMI.

 

HOSPEDAGEM EM MIAMI ⇒ O Yve Hotel em Downton Miami é perfeito e tem uma das melhores localizações. Confira aqui!

TOUR GASTRONÔMICO EM MIAMI ⇒ O melhor tour gastronômico do estado da Flórida. Nós fizemos e recomendamos. Veja aqui!

A GASTRONOMIA TOP DE MIAMI ⇒ Fomos, experimentamos e aprovamos um dos melhores restaurantes de Miami Beach – o The Icebox Cafe. Confira aqui!

CRUZEIRO PARTINDO DE MIAMI ⇒ Imperdível para quem vai a Miami e tem excelente custo-benefício. Confira aqui!

SEGURO VIAGEM ⇒ Nós recomendamos a Real Seguro Viagem que tem os melhores preços e vantagens. Consulte aqui!

ALUGUEL DE CARRO ⇒ Nosso parceiro, a RentalCars oferece as melhores buscas e os melhores preços. Cote abaixo!

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por