FORT LAUDERDALE – UM PASSEIO DE BARCO PELOS DESLUMBRANTES CANAIS DA “VENEZA” AMERICANA

Por Veron Campos - 04/03/2016

No ensolarado estado americano da Flórida está a rica e belíssima cidade de Fort Lauderdale. Banhada pelo mar e recortada por muitos canais, ela é o lugar ideal para incríveis passeios de barcos em que se podem avistar algumas das mansões mais belas da América.

Apesar do intenso calor em pleno mês de novembro – o que deixava as atividades ao livre bastante desconfortáveis durante o dia – fui mesmo assim conferir o passeio de barco pela linda cidade de Fort Lauderdale. Não, não havia como resistir a um cenário tão paradisíaco e encantador de uma cidade moderna banhada pelo Oceano Atlântico e entrecortada por dezenas e dezenas de canais de águas límpidas e navegáveis. E, por falar em limpidez, talvez essa tenha sido a minha principal surpresa sobre o Estado da Flórida – a qualidade da água do mar, dos rios, baías e canais. Tudo extremamente limpo, com águas claras e transparentes.

Algumas curiosidades: com quase 40 km de praias de areia branca e fina, Fort Lauderdale é uma das cidades que formam o Condado de Broward, distante aproximadamente a 40 km ao norte de Miami. O título de “Veneza Americana” vem da quantidade de canais, que totalizam quase 500 quilômetros de hidrovias. Com pouco mais de 165 mil habitantes, a cidade possui um dos três maiores portos do mundo – o Porto de Everglades – que recebe mais de 3 milhões de passageiros por ano.

G0728683
Water Taxi é uma das empresas que fazem passeios de barco em Fort Lauderdale (Foto do Autor).

Onde fazer o passeio de barco em Fort Lauderdale?

Dirija-se a Las Oslas Boulevard – a principal avenida onde estão concentrados a maior quantidade de bares, cafés, restaurantes e galerias de arte por metro quadrado da cidade. Charmosa e bastante arborizada, a Las Oslas é parada obrigatória e ideal para aquela caminhada despretensiosa e charmosa. O trecho mais badalado e descolado. Um “must to visit”.

Seguindo na direção do restaurante The Cheesecake Factory – que super indicamos e onde almoçamos por duas vezes – você já verá as placas indicativas para os passeios de barco.

A empresa que escolhemos para o passeio foi a CarrieB, que possui a sua plataforma de embarque no lindo e bacanudo calçadão – o Riverwalk Fort Lauderdale – que margeia o Rio Tarpon. No Riverwalk você pode ver o incrível fluxo dos barcos na cidade.

 A companhia escolhida

Operando desde 1959, a CarrieB utiliza aquele tradicional tipo de barco a vapor com imensas rodas de pás pintadas de vermelho. É um tipo de embarcação simples, bastante aberta e vista geralmente em águas fluviais e sem luxo algum. Por isso, PREPARE o protetor solar, óculos, bonés ou chápeus!

G1208733
Vista da ponte elevadiça 17th Street Causeway Bridge localizada ao norte do Porto de Everglades (Foto do Autor).

Na parte inferior do barco, há um grande salão climatizado (também bastante modesto) com mesas, cadeiras e um bar. Já na parte superior, apenas o deck e cadeiras.

G1368753
Barco a vapor com rodas de pás da CarrieB Cruises (Foto do Autor).

O passeio

A companhia escolhida pelo Viagem Sem Bagagem – a CarrieB – realiza o tour de barco três vezes por dia, com partidas às 11h, 13h e 15h. Com uma duração de uma hora e trinta minutos, o passeio é totalmente narrado em Inglês por um guia que enfatiza e super dimensiona as casas e mansões que ficam nas margens dos rios e canais. Casa de tantos milhões da celebridade “A”, casa de outros tantos milhões da celebridade “X”, e por aí prosseguem os relatos do guia…

G0798690
Uma das casas monumentais vistas durante o passeio de barco (Foto do Autor).

Quase todas as casas e mansões que margeiam os canais e rios possuem decks para atracar barcos e iates. Não é por menos que a região de Fort Lauderdale possui hoje em dia a maior frota de iates do mundo, superando até Mônaco. Alguns iates chegam a custar a bagatela de mais de 100 milhões de dólares.

G1188731
Observar os iates de centenas de milhões de dólares pode ser bastante divertido em Fort Lauderdale (Foto do Autor).

Outro bom momento do passeio é circundar a baía do Porto do Everglades – um dos maiores do mundo – e observar os imensos transatlânticos.

 

G1478794
Porto de Everglades e seus imensos transatlânticos (Foto do Autor).

Sem dúvida, um dos pontos altos em visitar Fort Lauderdale é poder observar que grande parte da vida desta incrível e adorável cidade se passa à beira-mar e ao redor de lindos e bem cuidados canais.

E você, já foi a Fort Lauderdale? Tem alguma dica imperdível dessa maravilhosa cidade? Vem cá compartilhar nos comentários lá embaixo!

ONDE COMER

The Cheesecake Factory (o famoso restaurante tem uma imensa unidade na Las Oslas Boulevard, a poucos metros do Riverwalk).

SERVIÇO

CarrieB Cruises (a parada fica exatamente no calçadão da Riverwalk).

Preços ⇒ US$23,95 (adultos) e US$12,95 (crianças).

440 North New River Drive East
Fort Lauderdale, FL 33301

 

Seguro viagem geral 728x90

Posts relacionados

5 destinos para sair do comum nos EUA

4 DESTINOS DA FLÓRIDA PARA CURTIR ESPORTES AO AR LIVRE

Loews Hotel 1000, em Seattle, conclui renovação multimilionária

Comente pelo Facebook