Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


22 de janeiro de 2016

AS 10 MELHORES SOBREMESAS DE RECIFE

Não sou chef de cozinha, porém como adoro viajar e experimentar os mais diferentes sabores do mundo, resolvi dar meus pitacos e eleger as dez sobremesas mais bacanas e top, top, top em Recife. Uma tarefa árdua \ooo/ que realizei depois de percorrer em 2015 dezenas de restaurantes pela capital pernambucana, considerada um dos melhores polos gastronômicos do Brasil.

Para elaborar a minha “fabulosa” e doce lista, levei em consideração alguns fatores que considero essenciais numa boa sobremesa – texturas diferentes, apresentação, choque de temperaturas e uma pitada de originalidade. Além, obviamente, da minha inclinação para os sabores um tanto mais amargos e menos enjoativos.

O fato é que algumas dessas sobremesas são tão boas e marcantes, que caberia a elas o papel de protagonista e o motivo primordial para uma visita a um desses restaurantes. Algumas são reinvenções de alguns doces clássicos e bastante comuns; outras, uma desconstrução molecular de algo simples reapresentado de forma memorável. No comum, todas deixam um almoço ou jantar com um desfecho em grande estilo.

Vamos então a lista mais açucarada de Recife!

1 – Cheesecake do Kisu Japanese Cuisine

O contemporâneo restaurante Kisu, um japonês que tenta se inspirar e beber na fonte do famoso Nobu de Nova Yorque, acertou em cheio ao desconstruir a tradicional sobremesa americana cheesecake e apresentá-la numa versão servida numa taça. Entre os ingredientes, espuma de queijo, calda de sakê com morangos e shortbread de gergelim. Convenhamos que não tem nada a ver com qualquer tipo de cheesecake, no entanto, quando você provar vai implorar para comer a taça toda. Perfeito!

Kisu Japanese Cuisine

Shopping RioMar

Recife – PE

G0411711

“Cheesecake” apenas no nome

2 – Au Chocolat do Nez Bistrô

Localizado no tradicional e histórico bairro de Casa Forte, o franco-italiano Nez Bistrô já virou um must to visit no roteiro gastronômico de Recife. É daquele tipo de restaurante perfeito para você levar e impressionar seu chef, celebrar grandes amizades ou um grande amor. Recentemente, ao participar do Primeiro Circuito Gastronômico D’Oscinco, apresentou essa divina e maravilhosa sobremesa chamada de Au Chocolat. São cubinhos de chocolate branco com amêndoas e limão siciliano, areia crocante de cacau, merengue de cacau, tijolinho belga, veludo de chocolate e lâminas de morango, intercalado com porções de sorvete de chocolate meio amargo e sorvete de gengibre com capim santo. Uma das sobremesas mais gostosas que já comi na minha vida! YUMMY, YUMMY!

*Update: foi elaborada exclusivamente para o Primeiro Circuito Gastronômico, não fazendo parte do cardápio atual do restaurante. 🙁

Nez Bistrô

Praça de Casa Forte

Recife – PE

IMG_2751

Au Chocolat do Nez Bistrô (Foto: Bruna Valença)

3 – Taza Brownie do Pobre Juan

Com onze unidades espalhadas pelo Brasil, o elegante e sofisticado restô é especializado nos cortes mais nobres de carnes que você possa imaginar e na sua obsessão em prepará-las com a famosa e hermana parrilla argentina. Tudo isso acompanhado com um enxuto menu de sobremesas de fazer cair o queixo de qualquer mortal.

Na minha primeira experiência (veja aqui o post), devorei a Taza Brownie, feita com brigadeiro cremoso, pedaços de brownie, sorvete de baunilha e pralinè de amêndoas. Imbatível e impossível de resistir!

Pobre Juan

Shopping RioMar

Recife – PE

IMG_7116

Taza Brownie do Restaurante Pobre Juan

4 – Merengue de Morango do Chicama Cozinha Peruana

O restaurante é especializado na culinária Nikkei e foi nele onde eu tive uma das melhores experiências gastronômicas do ano de 2015 (veja aqui). Sua sobremesa mais top é o Merengue de Morango servido numa taça com várias camadas de cremes não enjoativos e coberto com morangos e uma farofinha crocante de suspiro. Um simples que já virou um clássico.

Chicama Cozinha Peruana

Av. Conselheiro Aguiar, 2585 – Boa Viagem

Recife – PE

IMG_8367

Merengue de Morango – Chicama Recife

5 – Búlgaro de Chocolate do It Bistrô

Entre arandelas e manequins de marcas fashion e de luxo, está esse inusitado bistrô que serve pratos bem elaborados, leves e sofisticados. Ano passado, num almoço (veja aqui o post), me surpreendi com sua sobremesinha mais famosa – Búlgaro de Chocolate. Ele é composto por um bolinho puxa-puxa que parece um brownie, com cobertura de ganache de chocolate meio amargo e creme-de-leite fresco, acompanhado com uma farofa crocante de casquinha de sorvete e uma bola de sorvete de iogurte com pedaços de amoras. Uma combinação perfeita!

It Bistrô

Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187

Boa Viagem – Recife – PE

IMG_9481

Búlgaro de Chocolate

6 – Valhame Deus do Loft

Jamais poderia imaginar que num lounge bar descoladinho (veja aqui o post) encontraria uma sobremesa tão bacana e com um nome tão perfeito para trocadilhos – Valhame Deus (assim mesmo, tudo junto e misturado). Ela é um grand gateau de chocolate ao picolé de vanilla com ganache de chocolate e cobertura de creme de Nutella, morangos e lascas de amêndoas. Perfeita para compartilhar com OSAMIGOS!

Loft Casa Forte

Praça de casa Forte, 661 – Casa Forte

Recife – PE

IMG_1551

Valhame Deus – Loft Casa Forte

7 – Duo de Crèmme Brulée do Oma Patisserie & Bistrô

Também localizado na zona norte de Recife, o Oma possui um cardápio em que se sobressaem os clássicos da culinária alemã, italiana e francesa – como o simples crèmme brulée. Não é porque ela é uma das sobremesas mais famosas da França o motivo dela estar entre as minhas prediletas, mas porque estava leve, com toques de baunilha tentadores e uma casquinha crocante arrasadora. Crème-de-la-crème! (veja aqui a minha experiência completa)

Oma Patisserie & Bistrô

Rua José Godoy de Vasconcelos, 109

Parnamirim – Recife/PE

IMG_2072

Um clássico bem feito e bem apresentado no Oma

8 –  Trio do Chef Pâtissier do Entre Amigos Praia

Localizado na famosa praia de Boa Viagem e de frente para o mar, o Entre Amigos Praia serve uma das melhores moquecas de peixe que já comi na vida. Mas não é apenas isso que faz dele um dos mais procurados restaurantes de PE, como também seu maravilhoso menu de sobremesas muito bem elaborado e executado. Entre tantas doçuras que provei (veja aqui a experiência completa), destaco o Trio do Chef Pâtissier formado por meio macaron com ganache de cajá, pudim de leite e um brownie espetacular.

Entre Amigos Praia 

Av. Boa Viagem, 760

Boa Viagem – Recife/PE

IMG_0175

Três sobremesas em uma no Entre Amigos Praia

9 – Saboreo Dulce do Siwichi Cebicheria Peruana

Um dos melhores restaurantes peruanos da região nordeste do Brasil, o Siwichi serve a tradicional culinária Nikkei – a fusão da gastronomia peruana com a japonesa. Ano passado, quando tive uma das melhores degustações de Recife (vem dar uma espiada aqui), descobri esse delicioso e indulgente trio de sobremesas – o Saboreo Dulce (um mix de três sobremesas): Churros, Suspiros Limeños e Alfajores Peruanos. Ai, tãooo bom!

*Update: fechado atualmente.

Swichi Cebicheria Peruana

Rua do Cupim, 53 – Graças, Recife – PE

IMG_6780

Um mix de três sobremesas do Siwichi – Recife

10 – Mille Feuille do Nez Bistrô

Aqui mais um doce clássico da patisseria francesa criado em 1651 e que virou mania nacional em Paris em 1867. \ooo/. Essa versão elaborada pelo restô Número 1 do ranking do TripAdvisor, em Pernambuco, consiste em mil folhas recheadas com sorvete de doce-de-leite e brigadeiro de toffee. Sua porção é mega generosa e a apresentação um charme.

G0254847

Mille Feuille ou Mil Folhas do Nez Bistrô – Recife

 

Seguro viagem europa 728x90

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress Desenvolvido por