Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


04 de outubro de 2015

LIVRO: MIL DIAS NA TOSCANA

Mil Dias na Toscana conta uma história de amor entre Marlena e Fernando. Ela é americana, crítica gastronômica e chef de cozinha; ele é veneziano, bancário e um homem de vida simples. Há alguns anos atrás eles se conheceram e se apaixonaram – um verdadeiro amor à primeira vista. Casaram-se e foram morar em Veneza. Após algum tempo, fazem uma grande mudança em suas vidas e partem para a minúscula cidade de San Casciano dei Bagni, de apenas 200 habitantes, na região da Toscana.

Assim começa o lindo enredo do livro que, sem sombra de dúvida, renderia um bom filme, tal é a forma das descrições minunciosas da autora. Tudo é dito de modo tão detalhado que é possível imaginar e visualizar aquela cena ou passagem do texto. A escritora consegue, literalmente, transportar o leitor para um dos lugares mais bonitos do planeta. Um lugar em que as refeições são levadas a sério e se tornam o centro da vida de seus habitantes.

IMG_2360

Mil Dias na Toscana

E por falar em comida, desde o primeiro dia em que o casal aporta na pequenina San Casciano dei Bagni, já são agraciados com uma calorosa receptividade dos habitantes locais que cultivam no seu próprio pedaço de terra os alimentos que irão fomentar as gloriosas refeições. Logo, logo, Marlena e Fernando vão percebendo que a vida gira em torno da boa mesa.

Entre o dia-a-dia no pequeno vilarejo, regado a muitos vinhos artesanais e colheitas em olivais centenários, o casal vai descobrindo o modo simples do povo toscano, ao mesmo tempo em que vão conhecendo Barlozzo e descobrindo os seus segredos mais intrínsecos.

Ao final de alguns capítulos, há autora nos presenteia com receitas típicas desa região da Itália, como por exemplo, Castagnaccio, Cerejas do Espírito Santo, Flores de Abobrinha Empanadas e a tradicional Bruschetta. Para essa última receita, ela diz: “Para fazer bruschetta em casa, encontre (ou faça) um pão denso e de casca grossa, corte-o em fatias de no máximo 1 cm de largura, coloque-os embaixo de uma grelha ou sobre um fogo a carvão ou à lenha e as torre levemente dos dois lados. Pingue algumas gotas de azeite sobre o pão quente, polvilhe com sal marinho e sirva imediatamente com outros tira-gostos ou, melhor ainda, apenas com uma taça de vinho.” 

italian-landscape-mountains-nature

Em outro trecho do livro – que expõe bem o espírito da vida na Toscana – a autora escreve: “… só existem três assuntos sobre os quais vale a pena falar. Pelo menos por aqui, por estas bandas – diz ele. – O clima, que, por eles serem fazendeiros, afeta todo o resto; mortes e nascimentos, tanto de pessoas quanto de animais; e o que comemos, o que envolve a refeição do dia anterior e o que estamos planejando comer no dia seguinte.” 

Depois de ler esse livro, rico em amizades, amores, colheitas, comidas e sabores, eu já sonho com uma viagem a essa encantadora região italiana. Uma leitura obrigatória para quem aprecia as coisas que realmente importam na vida.

E você, já leu? Diga-me nos comentários o que achou!

Até a próxima!

Título: Mil Dias na Toscana

Autora: Marlena de Blasi

Editora: Sextante

Ano: 2010

Páginas: 256

 

 

 




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por