Newsletter

Assine abaixo para receber as últimas novidades do blog no seu e-mail!


15 de outubro de 2015

15 FILMES QUE INSPIRAM VIAGENS

Fim de semana chegou, e pra quem vai ficar em casa, pode ser uma boa oportunidade para assistir uns filminhos e se inspirar para uma próxima viagem! Fizemos uma seleção com 15 filmes cujo tema central é viagens, experiências e descobertas; ah, e não bastavam apenas ter cenas de tirar o fôlego ou passar em um lugar interessante, pois existem milhares do gênero. Queremos de fato inspirações.

Vamos embarcar nessa? Então faz a pipoca, prepara o brigadeiro de colher e se joga na lista!

1. A Vida Secreta de Walter Mitty

Esta é a segunda adaptação para o cinema do conto de 1939 de James Thurber de mesmo nome. Conta a história de Walter, um editor de fotos introvertido, desajeitado, e anônimo na revista LIFE, cuja vida real é muito chata. No entanto, freqüentemente tem devaneios de aventuras fantásticas. Quando seu trabalho é ameaçado por uma trapalhada sua, ele embarca em uma aventura, viajando o mundo da Islândia até o Afeganistão em busca de seu herói, enquanto corre riscos e conquista novos desafios ao longo do caminho. Uma misto de belas paisagens, uma boa trilha sonora e uma pitada de humor como a cereja no bolo. O filme muito bom para se inspirar naquele anseio por algo que está faltando na vida.

2. Diários de Motocicleta 

the-motorcycle-diaries (1)

A produção é sobre a viagem e livro de memórias escritas por Ernesto Guevara de 3 anos de idade, que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente como o icônico comandante guerrilheiro marxista e revolucionário Che Guevara. Conta a história de 2 estudantes de medicina que embarcam em uma viagem de moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares da América do Sul. Baseado nos diários pessoais do jovem Che, se destacam os temas de liberdade, aventura, amizade e descoberta pessoal que fazem parte da experiência de viagem. Um belo filme sobre uma das pessoas mais influentes do século, concorde ou não com seus ideais.

3. Albergue Espanhol 

Tendo como cenário Barcelona, a história acompanha o destino de Xavier, um estudante de Economia, que viaja através de um programa de intercâmbio popular na Europa, o Erasmus. Xavier chega à Espanha totalmente despreparado, sem saber falar espanhol e catalão e sem muita experiência em relação às coisas do mundo e é uma grande surpresa para ele quando se muda para um apartamento cheio de estudantes internacionais. O filme gira em torno da vida dos estudantes jovens intercambistas que compartilham moradia e vivências pessoais. O apartamento fica conhecido como Auberge espagnole, literalmente “albergue espanhol”, que na gíria francesa significa um lugar onde as culturas se misturam como num caldeirão, onde não há regras e tudo pode acontecer. Um filme que abrirá seus olhos para a vida pode oferecer. É um filme divertido e realista baseado nas experiências de vida do próprio diretor.

4. Comer, rezar e amar

comer-rezar-amar1

O filme, estrelado por Julia Roberts, é adaptação para o cinema do best-seller autobiográfico “Eat, Pray, Love: One Woman’s Search for Everything Across Italy, India and Indonesia”, baseado no best-seller autobiográfico da escritora Elizabeth Gilbert, inspirou muitas pessoas do mundo todo a tirar um ano sabático ou, pelo menos, uma férias prolongada de autodescoberta. Após desilusões amorosas, a escritora nos leva a uma jornada a três países. Em Roma, Liz Gilbert aprende italiano enquanto se deleita aos prazeres da boa comida. Na Índia, faz um retiro espiritual. Já em Bali, conhece personagens fascinantes, incluindo o brasileiro Felipe (Javier Bardem), com quem terá um relacionamento. Dá para viajar junto com as belas imagens da película, que nos transporta para as fontes de Roma, o ashram indiano e os campos de arroz da ilha da Indonésia.

5. Pequena Miss Sunshine

Foi indicado a quatro Oscars, vencendo em duas indicações, incluindo o Melhor Roteiro Original. Conta a história de uma família excêntrica, com cada membro da família com suas peculiares diferenças, diante de uma situação peculiar: surge a notícia que a pequena Olive, sonhadora e desengonçada, foi classificada no concurso “A Pequena Miss Sunshine” na Califórnia. Todos juntos precisam levar Olive à Califórnia com o único meio de locomoção que pode levar toda a família, uma Kombi amarela bastante usada. Na viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia, eles passam por diversos momentos de alegria, tristeza e descobertas.

6. Mamma Mia

42-22404619-1680x1050

 

Aqueles que não são muito fã de musicais passam longe de “Mamma Mia!”, a versão para o cinema da peça com canções da banda sueca ABBA. Eu sou entusiasta de musicais! Mas, independente de gostar ou não do gênero ou do grupo, o filme apresenta ao público a linda ilha de Skopelos, no arquipélago de Esporádes. Enquanto a jovem Sophie tenta descobrir qual dos três antigos amantes da sua mãe, Donna, (Meryl Streep) é o seu pai biológico. Ela envia convite para os três que viajam até a Grécia para o casamento, sem saberem de nada. São mostradas cenas da pacata ilha, cercada pelo azul-turquesa do Mar Mediterrâneo.

7. Vicky Cristina Barcelona

Vicky e Cristina são duas americanas que viajam para Barcelona em férias por três meses. As duas amigas têm visões opostas sobre a vida e o amor. Vicky, que estuda a cultura catalã para seu mestrado, irá se casar em breve. Cristina ainda busca uma vocação. As duas conhecem um misterioso pintor, Juan Antonio, que lhes pede para passar o verão com ele. A relação entre os três é sexualmente carregada, o que acaba levando para o drama. As coisas ficam ainda mais complicadas quando perturbada mentalmente, a ex-mulher de Juan aparece. Apesar dos dramas, amor e conflitos, o filme mostra belas paisagens da Espanha.

8. Um Bom Ano

O jovem Max Skinner passa suas férias no vinhedo de seu tio Henry, no sudeste da França, aprendendo sobre a vida. Vinte e cinco anos se passaram e agora, no presente, Skinner é um investidor de negócios extremamente radical, atirado e cuja ética ficou para trás há tempos. Recebe então uma correspondência vinda da França, informando sobre a morte de seu tio e – na falta de descendentes – sua vontade de que Max herdasse a propriedade francesa. Quando ele visita o imóvel para preparar para vendê-lo por milhões, lá acaba envolvendo-se num imprevisto e não consegue voltar à tempo para Londres. Skinner vai, aos poucos, redescobrindo os encantos do lugar e se envolvendo ao estilo de vida tranquilo e descontraído do interior da França, tomando lições de ética e caráter no convívio diário. Se apaixona por uma bela moça local e começa a ter flashbacks de sua infância sobre o quão mulherengo era seu tio. A mensagem do filme é há muito mais na vida do que dinheiro, numa clara alusão sobre aproveitar a vida, de fato e ainda vai te inspirar a querer passar um tempo no sul da França.

9. Na Natureza Selvagem

O Filme é uma história real e adaptação do livro homônimo de  Jon Krakauer baseado nas viagens de Christopher McCandless. Após terminar a faculdade, o jovem doa todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade, muda de identidade e parte em busca de uma experiência genuína que transcendesse o materialismo do cotidiano, cruzando os Estados Unidos rumo ao Alasca. São apresentadas belas paisagens da natureza intocada do Alasca, bem como passagens pelo rio Colorado e o Grand Canyon. O filme emociona especialmente aqueles viajantes que já desejaram deixar tudo para trás, em busca do sonho de conhecer o mundo. Podem se seguir discussões e debates para decidir se era ele uma resposta a uma sociedade doente ou um jovem intenso demais em tudo que fazia. Porém, todo julgamento que fizermos dele será hipotético: sobre alguém que atravessou as fronteiras de si mesmo e chegou onde poucos habitam, que experimentou o seu jeito de viver e concluiu que seu lugar no mundo não era tão ruim assim. Mas já era tarde demais para voltar, ele já estava onde o julgamento nem bem compreende e nossa sociedade isolada em suas redes de comunicação não pode sequer supor.

10. Sideways – Entre Umas e Outras

O Filme traz uma peculiaridade de viagem: o enoturismo.  Um homem fascinado por vinhos e seu melhor amigo saem para uma viagem de uma semana, de despedida de solteiro, pelas vinícolas da Califórnia. Eles viajam juntos, degustando vinhos, percorrem estradinhas de terra de vinícola em vinícola, bebericaram diferentes tipos de vinho e fazem piquenique entre videiras, nesse meio tempo, acabam conhecendo duas mulheres, sendo que uma delas influência profundamente na vida do primeiro, um depressivo, recém divorciado e escritor frustrado.  O filme deu destaque a região próxima a Santa Barbara, que ficava antes à sombra da famosa Napa Valley.

11. Sob o Sol de Toscana

15

Baseado no livro homônimo de Frances Mayes, o filme conta a história de uma escritora recém-divorciada que compra uma casa de campo na Toscana, na esperança de começar uma nova vida. As cenas vão desde enormes campos floridos a casinhas medievais, passando pelos sabores da comida local e o colorido das festas tradicionais, tudo aquilo nos faz sonhar com a Itália é mostrado em “Sob o Sol da Toscana”. O filme também mostra belas imagens de Positano.

12. E Sua Mãe Também

A história se desenvolve quando dois jovens amigos Julio, de uma família de classe média, e Tenoch, cujo pai é um político da alta hierarquia, conhecem uma mulher mais velha, Luisa, em um casamento de família na cidade do México. Luisa é convencida a fazer uma road trip com eles para uma praia mágica e escondida que, na verdade, não existe. Ao longo do caminho há paixão, conflito e ciúme. Por sorte, eles encontram uma praia isolada que coincidentemente também se chama Boca del Cielo. Eles relaxam e aproveitam a praia na companhia de uma família caiçara local. O filme mostra que a vida, assim como uma Road trip sem planos, revela muitas incertezas; é um abrir de olhos que todos os viajantes experimentam em algum momento de sua vida nômade.

13. O Terminal

O roteiro foi escrito por Sacha Gervasi e Jeff Nathanson, baseado numa história de Andrew Niccol e Gervasi. Conta a história de um homem preso num terminal de aeroporto, por ter sua entrada nos Estados Unidos negada. Enquanto Viktor Navorski viajava de avião para a cidade de Nova Iorque, o governo de seu país sofre um golpe e seu passaporte perde a validade, deixando-o preso no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Nos nove meses seguintes, Viktor é obrigado a viver num terminal em construção. Ele acaba fazendo amizade com os funcionários do terminal e tem um caso amoroso com a comissária de bordo Amelia Warren, ao mesmo tempo que é vigiado pelo chefe de segurança Frank Dixon, o qual deseja que o “problema Navorski” seja removido do aeroporto.

14. A Praia

A Praia (1)

O Filme colocou no mapa dos viajantes as praias paradisíacas da Tailândia. No filme, o jovem mochileiro Richard, em companhia do casal de franceses Françoise e Étienne, descobre um mapa para uma ilha secreta, um paraíso na Terra, com uma praia belíssima. Ao chegarem ao local, encontram uma restrita comunidade de viajantes de todas as partes. As ilhas Phi Phi, arquipélago onde foi gravado o filme, recebe hoje mochileiros do mundo todo. Quem quiser pode até acampar uma noite em Maya Bay, a praia que dá nome ao filme.

15. Up – Altas Aventuras

Animação conta a história de Carl Fredericksen, um senhor vendedor de balões, e sua esposa Ellie, um casal apaixonado que passaram a vida sonhando em viajar pelo mundo para conhecer o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Só que outras obrigações financeiras sempre surgiram, atrasando seu sonho. Quando eles finalmente compram as passagens, Ellie morre de velhice, e Carl passa a viver sozinho como um recluso, sem nada para fazer. Com o passar dos anos, o velho Carl se torna mais ranzinza e vê a cidade subir com arranha-céus em volta de sua casa. Então, finalmente, ele decide tomar uma atitude em relação a monotonia de vida e decide manter a promessa de Ellie, e realizar o sonho de ambos, partindo para a aventura de sua vida! O longa faz refletir sobre como a maioria das pessoas passam a vida inteira empurrando objetivos e realizações para o futuro, quando deveriam estar vivendo os sonhos agora. Esse filme faz um bom trabalho ao enfatizar esse assunto.

Ah, com certeza há muitos outros filmes que dão aquela vontade de viajar, conhecer outros lugares, desbravar novos rumos ou apenas tirar férias e curtir a vida. Essa é a nossa lista inspiradora. E aí, qual a lista de vocês?

 

Seguro viagem europa 728x90




Comente pelo Facebook

Ou comente por aqui:

Confira aqui as postagens mais lidas!

Viagem Sem Bagagem • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress Desenvolvido por